Após fazermos muitas sessões de Reiki podemos sentir um cansaço extremo, dores ou uma incrível sonolência. Não tem a ver com Reiki, a energia, mas sim com o trabalho realizado.

Temos dias em que podemos fazer seis sessões de Reiki, independentemente de serem voluntariado ou prática profissional, mas temos outros dias em que fazer até duas sessões poderá ser incrivelmente difícil e isso trará um cansaço extremo e debilitante.

Porque podemos ter um cansaço extremo ao realizar sessões de Reiki

Sempre que realizamos uma sessão de Reiki a alguém, há uma comunicação energética, ou seja, a questão da pessoa poderá ser sentida consciente ou inconscientemente e poderemos ter algumas reacções menos boas com essa comunicação.

Isto é algo que acontece entre todos nós, mesmo no nosso dia-a-dia e com qualquer pessoa, mas claro que numa sessão de Reiki há um envolvimento maior, uma atenção maior às questões e, por vezes, este tipo de comunicação poderá ser pesado, exigente e trazer-nos cansaço extremo, sonolência, dores de cabeça, ou mesmo sensação de corpo quebrado. Umas vezes no próprio dia, outras no dia seguinte.

Isto acontece pois é feito um grande esforço para a energia fluir para a pessoa e também para nos limparmos de alguma energia densa que esteja a ser trabalhada. Todo este processo, poderá ter um parte consciente, mas tem também muito de inconsciente. Então, há um grande esforço que não compreendemos que estamos a fazer e se, por acaso, no mesmo dia, surgirem muitas pessoas com questões igualmente desafiantes, o resultado poderá ser o de um cansaço extremo.

Como evitar ou tratar a sensação de cansaço extremo nas sessões de Reiki

Por vezes não há como evitar esse cansaço, mas podemos sempre observar algumas indicações:

  1. O nosso tipo de energia

    Que tipo de energia consideras que tens e de que forma sentes que a perdes? Por onde? Conhecer estas características irá ajudar-te muito em todo este processo para lidares com o cansaço extremo.

  2. A nossa atenção

    Onde colocas o esforço da tua atenção? Queres tentar sentir, perceber o que a pessoa tem? Isso faz-te sentir cansado? Esta pode ser também uma razão para um grande desgaste.

  3. O autotratamento

    O nosso autocuidado é importante, em primeiro lugar, por estarmos a cumprir os cinco princípios e o Só por hoje, sou bondoso. Cuidar de nós mesmos é um ato de bondade, de autoestima e irá auxiliar-nos a fazer crescer a nossa resiliência.

  4. Receber Reiki de outros

    Mesmo um voluntário ou terapeuta de Reiki, deve receber Reiki de outros praticantes. Isso irá auxiliá-lo a limpar-se e fortalecer-se interiormente. Não é qualquer tipo de sinal de fraqueza, mas sim de grande sabedoria. Se costumas fazer muitas sessões de Reiki, lembra-te que há sempre energia que fica depositada.

Poderás ler dicas úteis sobre os tratamentos de Reiki e alguns dos seus efeitos no livro dedicado à terapia – Reiki Guia do Método de Cura.