Filosofia de Vida

A irritabilidade e os cinco princípios – como a filosofia de vida na prática de Reiki pode ajudar

A irritabilidade surge-nos das mais diferentes causas. Poderá ser porque não estás a fazer o que queres, o que sentes, poderá ser por alguém estar a testar os limites e haver pressão interior, por frustração, por cansaço, por inúmeras outras causas.

Sem dúvida que devemos compreender as causas que nos trazem a irritabilidade e podemos usar os Cinco Princípios de Reiki para nos ajudar nesse entendimento, assim como toda a filosofia de vida da nossa prática.

Os Cinco Princípios de Reiki para a irritabilidade

Não podemos dizer que existe um antídoto para a irritabilidade, mas sem dúvida que a compreensão do que a causa pode trazer serenidade e auxílio à sua resolução. Então aqui fica o desafio para o fazeres através dos cinco princípios de Reiki.

Tudo começa com a nossa concentração e atenção no momento presente, assim começamos com Só por hoje:

  1. Sou calmo

    O que te fez perder a harmonia? Porque e como sentes perder a calma?

  2. Confio

    Perdeste a confiança em ti ou nos outros? Porque?

  3. Sou grato

    Ver-te a ficar irritado não deve ser bonito, como te sentes por isso? Que lição tens a aprender para mudar?

  4. Trabalho honestamente

    Será que tens comunicado toda a questão com honestidade? Por vezes vamos acumulando as coisas.

  5. Sou bondoso

    Ser bondoso é a melhor resposta para tudo, não ser bonzinho. Como te vês a resolver essa situação perante ti mesmo e perante os outros?

Os cinco princípios podem ser uma autêntica orientação para a irritabilidade, por isso escuta-te, revê-te nas situações, sem autocrítica mas sim com sabedoria.

Um poema do Imperador Meiji para a irritabilidade

Os poemas do Imperador Meiji podem trazer-nos uma outra luz sobre a nossa condição, por exemplo, no seu poema 22, o Imperador Meiji indica:


Vais encontrar uma planta útil mesmo num campo cheio de erva. – Imperador Meiji

Mesmo no teu processo de irritabilidade, que tanto transtorno a ti e aos outros possa trazer, poderás encontrar alguma pérola de sabedoria para te iluminar. Essa é a grande tomada de consciência que faz toda a diferença na nossa vida. Observares o teu comportamento e teres sobre ele consciência, fará de ti uma pessoa mais serena e feliz.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/