O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Quando surge ansiedade com o autotratamento Reiki

Ao fazeres o autotratamento e te surge ansiedade, não precisas pensar que a prática e autotratamento Reiki te está a fazer “mal” ou que algo de errado está a ser feito. Desta experiência, poderás tirar lições muito valiosas.

Surge a ansiedade com o autotratamento e que lições podes aprender com ela

Reiki, a energia vital que está presente em nós e em tudo é uma energia de equilíbrio e harmonia, ou seja, promove em nós a homeostasia e, de forma alguma ao praticar Reiki, nos irá “fazer mal”.

Vamos supor que estás a realizar o teu autotratamento. Fizeste o banho seco, sentes-te ligado à energia, estás enraizado e começas passo a passo, cada uma das posições, deixando a energia fluir para ti. Quando chegas ao chakra cardíaco, começas a sentir uma aceleração anormal, um pulsar e estímulo que te faz lembrar algum momento de ansiedade que já tiveste e, naturalmente, pensas que a energia te está a provocar ansiedade.

Mas o que pode realmente estar a acontecer quando surge ansiedade no autotratamento?

Como a energia promove a homeostasia, o teu corpo e mente podem querer estar a reagir indicando-te “aqui temos algumas questões a resolver” e assim, surge a ansiedade ou a manifestação dos sintomas de ansiedade naquela determinada área.

Isto não quer dizer que estejas ansioso, mas sim que existe de forma latente a possibilidade dos efeitos de ansiedade se manifestarem. Então, a tua prática de autotratamento poderá trazer-te fortes e importantes lições transformadoras para a tua vida:

  • Possivelmente tens ansiedade;
  • Possivelmente ainda não conseguiste resolver totalmente as tuas questões que promovem a ansiedade;
  • Observando a partir do ponto onde estás a fazer o autotratamento Reiki, podes perceber qual o chakra que pode estar relacionado com a ansiedade (neste exemplo era o chakra cardíaco);

Lembra-te também que quando surge ansiedade há um mecanismo físico de resposta do corpo e não quer dizer que estás com ansiedade, mas poderás até estar num processo em que precisas de ação, ou até mesmo dispersão de calor interno. Claro que isto poderá parecer absurdo, mas o nosso corpo e as suas reações homeostáticas talvez estejam bem além das comuns classificações que habitualmente usamos. Assim, aproveita este grande momento para compreenderes o que há a trabalhar em ti e porque não:

  • Toma nota de todo o processo que fizeste no autotratamento até chegares ao momento da ansiedade;
  • Como foi o teu dia ou a tua semana antes deste momento;
  • O que sentiste ou estavas a sentir no momento em que surge ansiedade;
  • O que te apeteceu fazer? Não aquela reação instintiva do receio, mas sim da ação para terminar a ansiedade, mais profundo do que parar o autotratamento?

Mas o que são as más reações quando surge ansiedade num autotratamento?

Sem dúvida que quando aprendemos Reiki queremos seguir a Arte Secreta de Convidar a Felicidade. Esta premissa do Mestre Usui não implica que automaticamente seremos felizes, mas que a prática de Reiki nos irá ajudar a saber lidar com as situações com as quais não somos felizes. É exatamente nesse ponto que entra a nossa reação a situações como quando surge ansiedade num autotratamento. Se eu tiver uma atitude positiva, seguindo os cinco princípios, poderei compreender e lidar mais rapidamente com a situação. Se, pelo contrário, não me firmar numa atitude positiva, poderei não ter a força para ultrapassar a situação.

Assim, Reiki é também uma forma de desenvolvermos a nossa autoconsciência e compreendermos em que ponto estamos neste preciso momento, no Só por hoje. É também por isso que a prática do Usui Reiki Ryoho é de uma grandeza incrível para o nosso crescimento. Lembrando-nos do quarto princípio, sabemos que devemos ser diligentes e perseverantes, mantendo também a calma, autoconfiança, gratidão e a grande “cola” que tudo une – a bondade.

Previous

As lições de um ano

Next

O Caminho para a Iluminação – livro recomendado

1 Comment

  1. Claudio Pinto Medina

    Bah Mestre !
    Que loucura.
    A ansiedade é algo que nos acompanha. Nem sempre mas com frequencial.
    Cada artigo que lemos aprendemos mais e mais.
    È bem verdade que não comento todos que leio mas é pura verdade o aprendizado em cada artigo.
    Agradeço a Deus por telo colocado em nosso caminho.
    Gasshoo !
    Namaste !

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén