Nível 3 - Shinpiden,  Reiki

E depois do nível 3 de Reiki o que fazer?

Demoramos cerca de um ano e meio a terminar o nível 3 de Reiki e, por vezes, bem mais tempo do que isso, principalmente a desenvolver a prática do nível 2 de Reiki, mas o que poderemos fazer como praticantes após terminarmos esta etapa?

Um percurso possível após o nível 3 de Reiki

O nível 3 de Reiki é um patamar muito interessante para a nossa experiência terapêutica e de filosofia de vida. É um nível onde revemos todos os conceitos do nível 1 e 2 de Reiki e onde aprendemos a aprofundar a arte terapêutica do Usui Reiki Ryoho. Além disso, é uma experiência única no nosso desenvolvimento pessoal e entendimento sobre nós próprios.

Ao longo de seis meses é grande o trabalho de encontrar as causas para as nossas questões, iluminadas pelo nosso quarto símbolo, o Daikomyo. Este símbolo irá trazer-nos uma ferramenta muito alargada de trabalho interior e também no tratamento aos outros.

A nossa atitude positiva, perante as próprias questões e a forma como encaramos a filosofia de vida, serão também desafios para começarmos a desenvolver o grande entendimento sobre a prática terapêutica.

Assim, após estes seis meses de prática, poderás querer repetir todos os ensinamentos do nível 3 ou, poderás ainda querer desenvolver a prática terapêutica. 

Assim, podemos pensar nos seguintes caminhos para um praticante de nível 3:

  1. Continuar a aprendizagem de nível 3

    Repetir o nível 3 de Reiki não é algo fora de razão, mas sim uma atitude muito inteligente para revalidar os conhecimentos e a prática.

  2. Desenvolver a prática através do voluntariado

    Antes de iniciares a prática profissional, desenvolve o ato de doação e compreende também a diversidade de pessoas que necessitam de Reiki, irá ajudar-te a crescer também humanamente.

  3. Trabalhar profissionalmente

    Tendo experiência na tua prática, podes encarar o percurso profissional, tornando-te um terapeuta de Reiki (lembra-te sempre de ajudar quem mais necessita).

  4. Continuar para o nível 3B, o Gokukaiden

    Há também a opção de quereres continuar e progredir para o nível 3B de Reiki, algo que não é obrigatório, mas que também te ajudará a observar toda a prática de um ângulo muito diferente.

Algumas perguntas frequentes sobre o nível 3 de Reiki

Após terminar o nível 3 de Reiki sou considerado Mestre de Reiki?

Dependerá do sistema de ensino que tens. Na generalidade, os sistemas Essencial ou baseados no essencial, só têm três níveis, sendo que o último ensina a ensinar e como tal, o praticante é considerado Mestre de Reiki. Nos sistemas Tradicional e outros semelhantes existe um nível após o nível 3 de Reiki, o Shinpiden, ao qual chamamos o Gokukaiden, a passagem dos ensinamentos.

Termino o nível 3 de Reiki, sou terapeuta de Reiki?

O nível confere esse saber, no entanto, é aconselhável que haja experiência prática no tratamento de outros, antes de te propores profissionalmente. Experimenta, por exemplo, o voluntariado em terapia Reiki.

Não quero ensinar Reiki, mas pretendo continuar a praticar, o que devo fazer?

Aconselha-te com o teu Mestre e pede mesmo para participares em repetições do curso. O acompanhamento fará toda a diferença e verás que irás olhar para todos os ensinamentos e práticas de forma diferente. Há também praticantes que gostam de retomar novamente o nível 1. Na verdade, a nossa prática é para a vida e a escola de Reiki poderá apoiar-te.

Como posso saber se estou apto a seguir para o Gokukaiden?

Fala com o teu Mestre sobre essa questão que tens, o que sentes e o que pretendes fazer ao ensinar Reiki a outros. Observa os ensinamentos do Mestre Usui e o que isso te poderá querer dizer e ressoar.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.