Nível 2 - Okuden,  Tratamentos de Reiki

Como aplicar um tratamento de Reiki a outros com concentração e atenção plena

Por vezes queremos aplicar um tratamento de Reiki a outros, mas a nossa atenção fica dispersa entre as coisas que fizemos e que temos a fazer. Não te preocupes, a prática de Reiki tem alguns truques que te podem ajudar a manter a concentração e a atenção plena num tratamento de Reiki a outros.

Desenvolver a concentração num tratamento de Reiki a outros

Apesar de nos tentarmos focar no fluxo da energia, o nosso pensamento pode divagar bastante ao aplicarmos um tratamento de Reiki a outra pessoa. Não é por querermos, mas sim porque acontece.

O Mestre Usui indicava que os nossos princípios começam com o “Só por hoje“, ou seja, a concentração, a atenção no momento presente e que, através da nossa prática constante, cada vez mais estaríamos em sintonia com a Energia Universal.

Só por hoje – a atenção plena no tratamento Reiki

Se sentes que a tua mente tem tendência a divagar, observa como está o teu chakra da terceira visão. É preciso que ele esteja em equilíbrio para que também possas ter a mente mais descansada. Uma boa forma de o trabalhares é através de uma simples meditação para a mente vazia.

Depois, ao aplicares Reiki, sempre que sentires a tua mente a querer divagar, faz o seguinte:

  • Enraiza-te, para que te possas concentrar;
  • Vai recitando os cinco princípios lentamente, com concentração em cada um deles, não só irá ajudar a energia a fluir como a manteres-te focado na prática e pensamento de Reiki;
  • Podes também concentrar-te no fluxo da energia, como sentes a energia a fluir para a pessoa;
  • Se quiseres, podes usar algum truque como tocares com os polegares na mão e pensares algo como “Estou no aqui e agora, estou entregue a este momento, a energia flui”.

Com estas dicas “simples” só tens mesmo que te ir entregando e praticando. Não vai acontecer de um momento para o outro, mas irá, sem dúvida alguma, crescer em ti todo o sentido da concentração e da atitude de atenção plena ao fazeres o tratamento de Reiki a outros.

Podes também desenvolver os conceitos da prática meditativa através do livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.