Sobre o Método Usui Reiki Ryoho, tanto o Mestre Usui como aqueles que o precederam, indicaram que a prática trazia “poderes”, ou seja, habilidades e capacidades. 

Quanto mais desenvolves a prática, mais a tua habilidade cresce e com isso, maior a capacidade de estares em sintonia com Reiki e de a energia fluir através de ti, mas vamos ver o que o Mestre Usui e a Usui Reiki Ryoho Gakkai têm para dizer sobre a nossa habilidade e capacidade.

Desenvolver habilidade e capacidade com a prática de Reiki

Na Usui Reiki Ryoho Gakkai diz-se que o Reiki reaviva-nos três poderes, a habilidade e capacidade de:

  1. Poder natural da vida — É o que anima a vida. É a energia emanada
    da fonte da vida, do Universo. Esta energia é irradiada, como
    tal todos os seres vivos e objetos também irradiam uma energia
    própria;
  2. Poder natural da nossa essência — Ação espiritual. Quando ultrapassamos as nossas ilusões e emoções negativas temos uma capacidade incrível de autocura e de curar os outros;
  3. Poder natural do corpo — Capacidade natural de autocura.
    Todos estes «poderes» são inatos em nós. Todos os temos, resta-nos
    conseguir chegar-lhes. Fumio Ogawa dizia que «para captar Reiki para
    o emanar, deves abandonar os pensamentos mundanos e abrir-te à Mãe Natureza, como se nascesses nela. Definitivamente, a Mãe Natureza irá aceitar-te e dar-te-á um forte Reiki. É importante que sejas puro». Este conceito de Mãe Natureza está intimamente ligado ao Xintoísmo e faz muito parte da mentalidade japonesa. Estando em harmonia com a Natureza, com a vida, cumprimos o nosso propósito de vida.
    Quando foi inquirido sobre a crença necessária para se praticar o Usui
    Reiki Ryoho, o Mestre Usui disse que não havia necessidade de crença:

Não é como um método de tratamento psicológico ou hipnose, ou outro tipo de método mental. Não há necessidade de ter um consentimento ou respeito. Não importa se duvida, rejeita ou nega. Por exemplo, é eficaz para crianças e pessoas muito doentes que não estão conscientes.
Pode haver um em cada dez que acredita no meu método antes de um
tratamento. A maioria aprenderá o benefício após o primeiro tratamento, e então eles acreditam no método.

Toyokazu Kazuwa, um dos presidentes da URRG, indicava que

 «o propósito da nossa terapia Reiki é melhorares e manteres-te e aos outros física e mentalmente saudáveis, aumentando a paz, a prosperidade e a felicidade da nossa família, sociedade, país e mundo, seguindo os Cinco Princípios que são os ensinamentos do Mestre Mikao Usui, o fundador da nossa associação. As suas ideias são imensamente influenciadas por muitos poemas do Imperador Meiji, do Japão, que o Mestre Usui admirava».

E também o Mestre Usui assinalava que a amplitude da prática ia
além da cura física e indicava a transformação dos hábitos e a elevação
da consciência: 

O Usui Reiki Ryoho não cura só a doença. A doença mental — como a agonia, fraqueza, timidez, indecisão, nervosismo e outros maus hábitos — pode ser corrigida. Então serás capaz de levar uma vida feliz e curar os outros com a mente de Deus ou Buda. Que se torna no objeto principal.

Este tema e muito mais poderás desenvolver no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz.