O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Trabalho honestamente não significa deixares que se aproveitem de ti

O quarto princípio de Reiki, Só por hoje trabalho honestamente, implica o esforço, a diligência, a constância e a honestidade em tudo o que fazemos e somos. Ele é consolidado através da realização dos três princípios anteriores onde promovemos a harmonia, a confiança e a gratidão, mas trabalho honestamente não quer dizer que devas ser permissivo em relação a alguém se aproveitar de ti.

Trabalho honestamente mas sem abuso e com dignidade

Quando o Mestre Usui nos exortou a sermos diligentes na vida, ele indicava a importância de sabermos ser perseverantes na nossa ação. Neste trabalho honestamente, devemos também incluir a forma como comunicamos, pois se houver comunicação em verdade, todos nos compreenderemos bem melhor.

Quando muitas vezes queremos trabalhar honestamente, surgem situações de abuso, até de engano e aproveitamento, pois querendo nós manter uma boa atitude, deixamos que outros se coloquem em cima de nós. Como então saber lidar com essas situações?

Pelas orientações do Mestre Usui, podemos encarar um caso de alguém que se queira aproveitar de nós:

  • Só por hoje – significa que deves estar atento e consciente em todas as situações da tua vida;
  • Sou calmo – a tua capacidade de observação não te pode deixar explodir perante a verdade, mas antes incentivar-te a cultivar condições através das quais, com sabedoria, irás saber lidar com a situação;
  • Confio – tem confiança em ti, muitas vezes o abuso de poder vem da falta de autoconfiança. Tu tens o teu valor próprio e único;
  • Sou grato – que lições tiras desta situação de abuso sobre ti? O que achas que tens a mudar para que não volte a acontecer?
  • Trabalho honestamente – sabendo que és único, que trabalhas para te valorizares e fazes o bem conscientemente, então o que te falta para impedires esse abuso de poder?
  • Sou bondoso – compreende que se alguém te inflige sofrimento é porque essa mesma pessoa está a sofrer, no entanto, não deves ser passivo perante essa atitude, mas sim instrutivo. Adquire condições para que possas manifestar a tua posição.

Observa que num emprego, não devemos apenas trabalhar para nós, mas também para a própria empresa e para aqueles que são servidos por ela. Quando não concordamos com algo, que contraproposta podemos dar e será que aceitamos ter a responsabilidade dessa mudança?

Só por hoje trabalho honestamente fala-nos também de autoresponsabilização, ou seja, de assumir as ideias, os compromissos e as ações, sempre apoiado pelos restantes princípios.

A sabedoria da filosofia de vida na prática de Reiki apela-nos a uma ação construtiva e positiva.

Previous

Só por hoje sou grato – a gratidão pede-nos ação na ajuda ao próximo

Next

Sou bondoso é ser consciente

1 Comment

  1. Claudio Pinto Medina

    Mestre João! Fico-lhe muito grato em receber diariamente O TAO DO REIKI. Tem me ajudado muito em meus trabalhos.
    Sou nivel 2 e agora devo fazer nivel 3A no REIKI ON LINE BRASIL. Espero continuar sendo agraciado com seus artigos. São esclarecedores e enriquecem nosso humilde conhecimento.
    Gasshooo! Namasteeee!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén