Filosofia de Vida

Sou bondoso é ser consciente

O quinto princípio de Reiki, Só por hoje, sou bondoso, é um apelo ao maior valor de consciência que possamos ter. Sou bondoso pode facilmente levar-nos a crer que devemos submeter-nos a qualquer julgamento ou a qualquer ação por apenas pensarmos que estamos a ser bondosos ou porque será bom, mas na verdade, o quinto princípio tem um valor bem mais profundo e exigente do que à primeira vista aparenta.

Sou bondoso e como o poderei ser de forma consciente

A bondade é uma ação que visa o equilíbrio, harmonia e bem-estar do próprio, de outros, ou de ambos e nesta ação incluem-se também todos os seres vivos, objetos e o próprio planeta. Afinal, ser bondoso não é apenas ser bonzinho, fazer um ato de caridade, é muito mais do que isso e é uma ação exigente que pede de nós a maior das consciências.

Quando queremos fazer o bem por nós, pelos outros, pelo planeta ou por ideais, não podemos apenas cingir-nos ao que acreditamos ser bom, temos que ir bem além dessa pequena perspetiva que temos e alcançar uma consciência mais abrangente. Como o fazer?

A resposta mais simples encontra-se na advertência que o Mestre Usui faz – Só por hoje. Isto significa que devemos entregar-nos à consciência do momento presente, à atenção plena e à concentração. Para desenvolvermos o mérito da meditação podemos praticar, por exemplo, a técnica Joshin Kokyu Ho. Quando aplicamos esta técnica, desenvolvemos uma forma de estar na vida onde há tempo para estar. Através deste tempo criado pela mente vazia, descobrimos o coração compassivo e é este que nos guia ao mais elevado estado da bondade.

Só por hoje sou bondoso requer de nós o aprimoramento dos quatro princípios anteriores:

  • Saber ser calmo e ter a consciência da ação que devemos levar a cabo;
  • Saber que se confio em mim mesmo devo também levar essa confiança aos outros e compreender de que forma me devo relacionar com eles na interdependência;
  • Saber ser grato e consciente do percurso, do caminho de vida que estamos a tomar;
  • Saber ser diligente e trabalhar honestamente em todos os campos da nossa vida, dos nossos pensamentos e sentimentos.

Só por hoje sou bondoso pede-te grande tomada de consciência, compreender de que forma ainda levas sofrimento aos outros e, ao tomares a iniciativa de cessares essa dor, compreenderes como podes ser genuinamente bondoso para todos os seres vivos, assim como para toda a existência.

Ser genuíno é importante numa ação de bondade.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.