Há alturas na prática em que não se sente nada a fazer Reiki, isto não acontece apenas após a sintonização, mas também poderá acontecer em vários momentos da vida do praticante. Como muitos praticantes dizem que sentem sempre algo, pode ser desesperante para aquele que acha que não sente.

Não se sente nada a fazer Reiki estarei com algum problema?

Cada pessoa é única por si e a forma de sentir é também única. Dois praticantes podem ter a percepção de calor, mas ele será diferente se realmente pudesse ser descriminado, isto porque cada pessoa tem muitos fatores que irão alterar a percepção.

Em alguns momentos da prática ou mesmo após a sintonização, o praticante poderá dizer que não se sente nada nas mãos, não existe qualquer reação ao byosen, ou seja, à irradiação do desequilíbrio que possa haver no corpo.

Isso pode ser mesmo muito frustrante e mesmo levar o praticante a abandonar a sua prática, infelizmente. Mas será que há mesmo algum problema quando não se sente nada a fazer Reiki?

Não há!

A questão é que a pessoa tem que se questionar sobre os seguintes pontos:

  1. Estarei a ter muita expectativa na prática de Reiki e estou algo “ansioso” para sentir?
  2. Estou com muitos pensamentos e o meu foco fica preso neles?
  3. Será que tive um dia agitado, ou seja, quero passar de um momento agitado para um momento sem agitação muito depressa?
  4. Estou mais habituado a pensar ou a sentir as coisas mim?
  5. Tenho, habitualmente, as mãos frias?

Estas questões podem ajudar-te a enquadrar o “problema” que possas estar a ter pela ausência de “sentir”. Na verdade sentes, apenas poderás não estar a ser capaz de descodificar. A agitação da mente também impede o sentir, as mãos frias também trazem percepções mais ténues e se não estamos habituados a sentir as coisas em nós, então é como se não tivéssemos os códigos corretos para perceber o que se está a passar.

Não te preocupes, se quiseres podes até fazer o seguinte:

  • Esfrega as mãos antes de começares o autotratamento, irá ativar a energia e com um polegar pressiona a palma da mão oposta;
  • Se quiseres, em cada posição, recita os cinco princípios, isso irá ajudar-te a estares mais focado na prática de Reiki;
  • Relaxa e entrega-te à prática, rende-te ao momento que tens contigo mesmo;
  • Depois experimenta praticar com outros nas aulas, irá ajudar-te a melhorar a percepção.

Quando não se sente nada a fazer Reiki pode ser algo desesperante, não é incomum e também não tem problema algum… confia. Observa as palavras da Mestre Takata. Elas querem dizer que tu és praticante de Reiki, a sensação, essa virá com o tempo.

Reiki está disponível para quem o procura. – Hawayo Takata