O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Mikao Usui um homem de grandes virtudes e méritos

Masayuki Okada, Doutor em Literatura, membro da Associação do Mestre Mikao Usui, escreveu as palavras de “O Memorial Das Grandes Realizações do Mestre Usui”, que pode ser visto no Templo Saihoji, em Tóquio.

Ele inicia as palavras deste memorial, escrito em Fevereiro de 1927, da seguinte forma:

Chamamos àquele que obteve a qualidade e a força mental, em si mesmo, trabalhando arduamente, um homem de virtude e àquele que espalhou um caminho de salvação e ajudou muitas pessoas um homem de excelência. Um grande apóstolo é o único que tem esta virtude e esta excelência. Desde tempos antigos, muitas grandes pessoas como homens sábios, filósofos, autores de estudos ou religiões eram assim, e o Mestre Usui também era um deles.O Mestre foi o fundador de um método «de como promover a saúde do seu corpo e mente, usando a energia espiritual do Universo (Reiki)». Ao ouvir falar da sua reputação, muitas pessoas vieram ter com ele de todos os lados e desejaram aprender ou ser tratadas por ele. Ele era muito popular… O seu nome era Mikao Usui, também conhecido como Kyoho. Nasceu na aldeia de Taniai, Yamagata, na província de Gifu, e era antepassado de Tsuname Chiba, que foi general do exército entre o final do período Heian e o início do período Kamakura. O seu pai era chamado Taneuji, conhecido como Uzaemon, e a sua mulher vinha da família Kawai. Nasceua 15 de agosto de 1865. Desde criança que estudava arduamente e a sua habilidade era superior à dos seus amigos.

As virtudes e Méritos de Mikao Usui

Sabemos que o Mestre Usui teve milhares de alunos e que viajou entre muitas terras, mas não foi por isso que ele foi considerado uma pessoa de virtudes e méritos, mas sim por ter fundado um método “de como promover a saúde do corpo e da mente”, através de Reiki. Mesmo este método terapêutico, pode ser comparado a centenas de muitos outros onde as mãos são colocadas para que aconteça um fluxo de energia, mas as virtudes e méritos vêm de algo muito mais profundo – a filosofia de vida, a missão do método e o seu conceito sobre a prática e aquele que pratica.

As virtudes e méritos pela filosofia de vida

Quando alguém cria uma filosofia de vida que visa a “melhoria do corpo e da mente” e promove um caminho de autodescoberta e aprimoramento interior, essa é uma pessoa de mérito. Os cinco princípios que o nosso Mestre Mikao Usui legou começam pela constatação do momento presente, só por hoje:

  1. Sou Calmo;
  2. Confio;
  3. Sou grato;
  4. Trabalho honestamente;
  5. Sou bondoso.

Estes princípios são como uma bússola que nos guia pela vida, eles promovem a harmonia, a confiança, a compreensão pelas lições de vida, a honestidade e uma vida bondosa.

As virtudes e méritos pela missão do método

Algo que nos faz refletir bem sobre todas as atitudes que tomamos é a definição do método que praticamos. Dizia o Mestre Usui:

A missão do Usui Reiki Ryoho  é guiar para uma vida pacífica e
feliz, curar os outros, melhorar a sua felicidade e a nossa.

Assim, um praticante de Reiki precisa definir a sua vida não para criar conflitos, mas para construir a paz, não para levar sofrimento aos outros, mas para os aliviar dele. Alguém que contrói um método assim, é uma pessoa de grande virtude e mérito.

As virtudes e méritos pelo conceito sobre a prática e aquele que pratica

Reiki não é apenas aplicar as mãos e deixar fluir energia. Esse é um entendimento superficial, pois para nos ligarmos a esse fluir, precisamos compreender o seguinte.

Dizia o Mestre Usui:

A lei natural do Grande Universo e cada espírito humano, como
Pequeno Universo, devem ser constantemente unidos, existindo como um.

E mais ainda:

Tudo no Universo é produzido e desenvolvido pelo magnífico Reiki, que preenche o Grande Universo. Os humanos são um microcosmos que obtêm o Grande Espírito do macrocosmos; todos têm uma parte deste Grande Reiki no seu corpo. Assim, devemos sempre tentar cultivar a espiritualidade para que possamos receber o mais possível o Grande Reiki do Universo.

Assim, observamos que o Mestre Mikao Usui era um homem extraordinário, um observador da natureza e, como tal, um entendido na relação entre homem e universo, na relação entre todas as coisas. Era um homem de virtudes e méritos.

Previous

Poemas do Imperador Meiji para celebrar o nascimento do Mestre Mikao Usui

Next

Sou calmo não significa ser passivo

1 Comment

  1. Gratidão, por compartilha tanto ensinamento.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén