Cada símbolo de Reiki tem uma característica própria. Eles foram introduzidos na prática de Reiki para que os alunos, terapeutas e Mestres pudessem focar-se em determinados aspectos da energia. Podemos trabalhar com um símbolo de Reiki desenhando ou visualizando-o.

É esta última forma, a visualização do símbolo de Reiki, que por vezes traz alguma interrogação aos praticantes de Reiki.

Como ativar um símbolo de Reiki ao visualizá-lo

A partir do teu nível 2 e nível 3 de Reiki, tens ao teu dispor ferramentas para trabalhar o campo físico, emocional, mental e espiritual que é o papel de cada símbolo de Reiki.

Ao desenhar o símbolo, o praticante precisa ativá-lo e para isso, indica o seu mantra três vezes.

Ao visualizar o símbolo, deve fazer o mesmo, mesmo que o visualize muitas vezes de seguida.

Visualizar o símbolo poderá também trazer algumas dúvidas – será que tenho que desenhar o símbolo como o faço com a mão? Será que posso apenas visualizar o símbolo por inteiro?

O ideal será sempre visualizares o símbolo, desenhando-o mentalmente, de forma correta. A excepção estará quando necessitas que o símbolo seja mais rapidamente ativado do que aquilo que consegues desenhar, ou seja, para quase uma situação de “emergência”, por exemplo, pretendes usar o Chokurei para envolver a aura numa situação em que te sentes demasiado importunado.

Resumindo, visualizar um símbolo de Reiki deve ser como desenhar – cumprindo os seus vários passos e repetindo o seu mantra três vezes, mas em situações de emergência, poderemos visualizar o símbolo num todo, dizendo também o seu mantra silenciosamente.