O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

A recitação do mantra Om Mani Padme Hum

Om Mani Padme Hum é o mantra que evoca a compaixão do Bodhisattva Avalokiteshvara. A sua repetição 108 vezes, segundo a tradição budista, evoca a transformação da nossa impureza, em pureza.

Om Mani Padme Hum

Todos nós temos impurezas, quer pelo que fazemos, pelos nossos pensamentos ou mesmo pelo nosso discurso. Estas impurezas vão-se acumulando em nós ao longo do tempo, criando uma espécie de “nuvens negras” que nos vão afastando de nós mesmos, da nossa essência.

Existem inúmeras técnicas para limparmos as nossas impurezas e do oriente, surge também a recitação dos mantras. Mantras são palavras que nos podem auxiliar a alcançar determinados estados de consciência e Om Mani Padme Hum é um mantra de seis sílabas que significa algo como Eu Sou uma Jóia de Lótus Indivisível, de uma forma muito simplista, sendo que este mantra é tão profundo que dificilmente tem uma tradução literal.

Assim, as seis sílabas Om Mani Padme Hum significam que dependendo da prática, que é a indivisível união entre método e sabedoria, podes transformar o teu corpo impuro, discurso e mente, num puro corpo, discurso e mente de um Buda. – Dalai Lama

A purifica de todos os nosso sentidos é muito importante, pois estes sentidos são as portas pelas quais a nossa percepção cria a realidade e classifica algo como sendo bom, ou sendo mau.

É muito bom recitar o mantra Om Mani Padme Hum, mas, enquanto se recita, deve-se pensar nos significados, pois os significados das seis sílabas são muitos e vastos.

Om simboliza o corpo, a fala e o discurso impuros do indivíduo; ao mesmo tempo ele simboliza a pureza do corpo, da fala e da mente do Buda. As próximas quatro sílabas indicam o Caminho.

Mani significa ‘joia’ e simboliza o método que é a intenção altruística de se tornar iluminado, simboliza compaixão e amor.

As duas sílabas ‘Padme’ significam lótus e simbolizam a sabedoria.

A pureza deve ser atingida através da unidade indivisível do método e da sabedoria, o que é simbolizado pela sílaba final ‘hum’, que significa indivisibilidade.

Assim, as seis sílabas, Om Mani Padme Hum, significam que a prática do Caminho leva à transformação do corpo, da fala e da mente impura na exaltação de pureza que são o corpo, a fala e a mente do Buda. – Dalai Lama

Este é um simples exemplo de recitação e poderás encontrar exemplos mais claros através do Youtube.

Previous

Como praticar Tonglen em Karuna

Next

Reiki para as costas em autotratamento

2 Comments

  1. ana

    o meu preferido :). obrigada João.

  2. Maria Raimunda M.Mendes

    Simplesmente Divino, temos que praticar diariamente este mantra se de fato queremos nos transformar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén