A aplicação de Reiki na cabeça tem um sentido que surgiu desde os primeiros tempos da fundação do Usui Reiki Ryoho. As primeiras técnicas de tratamento do Mestre Usui começavam exatamente pelas posições da cabeça indo, no final, tratar a parte afetada da pessoa.

O tratamento de Reiki na cabeça – porque começa assim e qual o sentido?

Em muitas técnicas de alinhamento dos chakras ou de elevação da vibração da energia, vemos a prática a ser começada do chakra raiz para o chakra da coroa. Na prática de Reiki, temos o autotratamento e o tratamento a outros a serem começados, a maioria das vezes, na cabeça. Estará o método do Mestre Usui errado?

Cada método tem uma explicação, ou deve ter, para a razão de começar um tratamento de determinada forma. Na prática de Reiki, houve várias mudanças ao longo do tempo. Por exemplo, o Mestre Usui indicava cinco posições iniciais na cabeça, isto porque a maior parte das questões das pessoas tem uma grande manifestação mental e o nosso cérebro comanda todos os impulsos, além de que a energia com que trabalhamos, Reiki, tem a sua “entrada principal” pelo chakra da coroa.

Sabemos que ao longo do tempo o Mestre Hayashi introduziu outras formas de aplicação de Reiki e que ainda a Mestre Takata promovia o início do tratamento pela barriga, pois é por aí que tudo é gerado. Ou seja, cada Mestre acaba por ter uma percepção própria da forma de tratar. Hoje em dia, é muito comum começar-se pela cabeça. Pessoalmente, começo pelos ombros, pois é um ponto de contacto habitual e permitirá a energia fluir, talvez, sem tanta restrição. Outros Mestres fazem o início do seu tratamento pelo chakra cardíaco, que é o motor do Reiki. Se a pessoa está com pouco enraizamento ou bloqueada no chakra raiz, podemos começar por aí o tratamento.

Estes exemplos mostram que podemos ser flexíveis, mas consistentes, ou seja, podemos iniciar um tratamento da forma que sentirmos ser mais eficaz para a pessoa que vamos tratar, mas há que ter um fundamento para isso e não apenas fazer por fazer.

Iniciar ou fazer o tratamento de Reiki na cabeça é algo de importante pois a partir daí poderemos aliviar a energia dos pensamentos, o sistema nervoso, as funções do corpo e também o nosso “centro de controlo” que é o Chakra da Terceira Visão. A energia ao fluir de “cima para baixo”, ou seja ao aplicar Reiki na cabeça, está a trazer um fluxo de harmonia para todo o corpo, fazendo “descer” a energia da mente à realização do corpo.

Se quiseres podes ler mais sobre a técnica das posições tradicionais do Mestre Usui no livro e cartas técnicas Reiki para o Corpo e a Mente.