Reiki

O que é um praticante de Reiki

Praticante de Reiki é um termo usado em Portugal para designar aquele que pratica a filosofia de vida e arte terapêutica do Usui Reiki Ryoho, comummente dito como Reiki. No Brasil, o termo usado é reikiano. Vamos ver porque usar a expressão praticante de Reiki e o que realmente implica.

Ser praticante de Reiki – o que significa

O sufixo iano representa proveniência, origem de algo ou alguém, por exemplo, italiano, coreano, presbiteriano, marciano, assim, a utilização do termo reikiano indica uma proveniência, aquele que vem de Reiki ou faz parte de Reiki. Num conceito mais profundo, o termo é até correto porque, como o Mestre Usui indica “Nós, humanos, detemos o Grande Reiki que preenche o Grande Universo”, no entanto, num sentido prático e perceptível por todos, o sufixo iano poderá associar a uma religião ou movimento espiritual, algo que “Reiki”, o Usui Reiki Ryoho, não é.

Assim, o uso do termo praticante de Reiki consegue ser mais claro, objetivo e genuíno para a cultura portuguesa. Praticante de Reiki é aquele que pratica o Usui Reiki Ryoho e isso significa alguém que:

  1. Aplica os cinco princípios na sua vida quotidiana e se esforça para mudar a consciência;
  2. Aplica em si os conceitos terapêuticos da prática para o seu autocuidado e profilaxia;
  3. Aplica nos outros, dentro do saber e indicação dos vários níveis de aprendizagem, a prática terapêutica nos outros;
  4. Observa o código de ética e assume uma prática íntegra e harmoniosa;
  5. Compreende e aplica a Missão do Usui Reiki Ryoho, conforme estabelecida pelo Mestre Usui;
  6. Mantém uma “mente de aprendiz”, ou seja, sempre uma predisposição de aprender, partilhar e vivenciar, sem julgamento, apego ou distinção por nível de aprendizagem;
  7. Entre muito muito mais…

Um praticante de Reiki é aquele que pratica, o que compreende que para alcançar a “Arte Secreta de Convidar a Felicidade” tem que desenvolver a técnica e para isso “praticar, praticar, praticar”, é necessário. Ele sabe que a felicidade não é um fim, mas um caminho que se percorre com altos e baixos e por isso mesmo vai desenvolvendo a força de uma montanha e a resiliência de um bambu.

O praticante de Reiki é uma pessoa de qualquer idade, profissão, etnia, credo e sabe que é tão igual quanto qualquer outra pessoa, sem sentimentos de superioridade ou inferioridade, de pertença ou exclusão, é alguém que trabalha para manter o seu equilíbrio e harmonia, fazendo pelos outros aquilo que faz por si.

Ser praticante de Reiki é incrível.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.