Praticante de Reiki é um termo usado em Portugal para designar aquele que pratica a filosofia de vida e arte terapêutica do Usui Reiki Ryoho, comummente dito como Reiki. No Brasil, o termo usado é reikiano. Vamos ver porque usar a expressão praticante de Reiki e o que realmente implica.

Ser praticante de Reiki – o que significa

O sufixo iano representa proveniência, origem de algo ou alguém, por exemplo, italiano, coreano, presbiteriano, marciano, assim, a utilização do termo reikiano indica uma proveniência, aquele que vem de Reiki ou faz parte de Reiki. Num conceito mais profundo, o termo é até correto porque, como o Mestre Usui indica “Nós, humanos, detemos o Grande Reiki que preenche o Grande Universo”, no entanto, num sentido prático e perceptível por todos, o sufixo iano poderá associar a uma religião ou movimento espiritual, algo que “Reiki”, o Usui Reiki Ryoho, não é.

Assim, o uso do termo praticante de Reiki consegue ser mais claro, objetivo e genuíno para a cultura portuguesa. Praticante de Reiki é aquele que pratica o Usui Reiki Ryoho e isso significa alguém que:

  1. Aplica os cinco princípios na sua vida quotidiana e se esforça para mudar a consciência;
  2. Aplica em si os conceitos terapêuticos da prática para o seu autocuidado e profilaxia;
  3. Aplica nos outros, dentro do saber e indicação dos vários níveis de aprendizagem, a prática terapêutica nos outros;
  4. Observa o código de ética e assume uma prática íntegra e harmoniosa;
  5. Compreende e aplica a Missão do Usui Reiki Ryoho, conforme estabelecida pelo Mestre Usui;
  6. Mantém uma “mente de aprendiz”, ou seja, sempre uma predisposição de aprender, partilhar e vivenciar, sem julgamento, apego ou distinção por nível de aprendizagem;
  7. Entre muito muito mais…

Um praticante de Reiki é aquele que pratica, o que compreende que para alcançar a “Arte Secreta de Convidar a Felicidade” tem que desenvolver a técnica e para isso “praticar, praticar, praticar”, é necessário. Ele sabe que a felicidade não é um fim, mas um caminho que se percorre com altos e baixos e por isso mesmo vai desenvolvendo a força de uma montanha e a resiliência de um bambu.

O praticante de Reiki é uma pessoa de qualquer idade, profissão, etnia, credo e sabe que é tão igual quanto qualquer outra pessoa, sem sentimentos de superioridade ou inferioridade, de pertença ou exclusão, é alguém que trabalha para manter o seu equilíbrio e harmonia, fazendo pelos outros aquilo que faz por si.

Ser praticante de Reiki é incrível.