O poder do momento presente
A capacidade de estar no momento presente torna-se cada vez mais um “poder”, uma força incrível que temos interiormente, capaz de nos levar às grandes tomadas de decisão, mas também à capacidade de aproveitar cada momento presente com o valor único que tem.
O que representa estar no momento presente e o valor que pode ter para nós
Num sonho estava a caminhar com o meu avô e quando tive consciência disso fiquei muito comovido e disse, “avô, que saudades!!!” e ele respondeu-me “saudades para que? Aproveita agora”.
Este sonho desperta-me a uma grande verdade, a capacidade de estar no momento presente e de conseguir, verdadeiramente, aproveitar cada tempo que se tem. Ao perceber isto, constato que as coisas que nos fazem perder o momento presente são:
- A insatisfação;
- O apego;
- A ilusão;
- Os estímulos exteriores aos quais nos ancoramos;
- As preocupações;
- As coisas que ficaram por fazer;
- A vontade de não lidar com a situação;
- A contrariedade;
- E muito, muito mais…
Então, a consciência necessita trabalhar para encontrar e fortalecer o seu momento presente, para isso, ela pode contrapor com:
- O contentamento;
- O desapego;
- A visão correta da vida;
- O domínio dos sentidos;
- A harmonia;
- A diligência;
- A responsabilidade;
- A compaixão;
- E muito, muito mais…
Estar no momento presente é uma forma de construir um estar na vida mais feliz, pois criamos a capacidade de saber gerir os maus momentos.
Estar no momento presente ajuda-nos a apreciar o valor da vida. Se estás num momento em que os sentimentos depressivos te assolam, cultiva o hábito do momento presente, permite que os pensamentos escoem como água suja e libertem a tua mente, porque eles farão aquilo que tu indicares. Não é algo que surge de um momento para o outro, mas que necessita de muita prática e entrega da tua parte. Quando assumires que te consegues controlar, então o momento presente começa a fazer cada vez mais parte da tua vida.
Como cultivares o momento presente
A ausência de estímulos ajuda-nos a compreender e praticar o momento presente. Quais os estímulos que mais nos prejudicam hoje em dia?
Os que vêm do telemóvel, os que vêm da nossa mente.
Então, para cultivares o hábito de aproveitar o momento presente experimenta indicar a ti mesmo, à tua mente, vou desligar o telemóvel por quinze minutos e vou estar apenas focado no momento presente, no aqui e agora. Vou observar onde estou, como eu estou, as coisas que me rodeiam. Se vir um pardal, vou observar o que ele faz, as suas penas, o seu percurso. Aproveitar o momento presente não significa que ficamos vazios, mas sim que a nossa atenção está concentrada e este “vazio” de estímulos confusos e riqueza de estímulos focados, traz-nos contentamento e felicidade.
Aproveita o momento presente pois cada momento é único.