Alinhar os chakras é uma expressão muito corrente, que surgiu principalmente na década de 80 com a divulgação do movimento “new age”. Na prática de Reiki, alinhar os chakras significa que vamos realizar um autotratamento ou até mesmo tratamento a outra pessoa.

Como alinhar os chakras com a prática de Reiki

São muitas as formas de alinhar os chakras e elas podem mesmo diferenciar quase radicalmente de sistema de reiki para sistema de reiki, por isso observa estas indicações com tranquilidade e, principalmente, faz aquilo que te ensinaram.

Podemos alinhar os chakras de baixo para cima, para “despertar” e potenciar a energia ou podemos alinhar os chakras de cima para baixo, para “despertar” e potenciar a energia. De propósito, fiz a referência aos mesmos efeitos, porque é mesmo assim, mas claro que de formas diferentes. Quando tu aplicas Reiki de baixo para cima, estás a trabalhar a partir do chakra raiz, ou seja, estás a trazer força ao teu suporte de vida e a levar um fogo interior de chakra a chakra. Quando aplicas Reiki de cima para baixo, estás a trabalhar a partir do chakra da coroa, despertando a entrada da energia que vem de cima, ou seja, Reiki e levando esse rio de harmonia e equilíbrio para os restantes chakras abaixo.

Vou então passar-te os conceitos para alinhar os chakras de baixo para cima, sendo que se quiseres inverter, podes fazê-lo da mesma maneira:

  1. Faz o banho seco;
  2. Liga-te à energia e recita os cinco princípios;
  3. Coloca a intenção de trazeres harmonia e equilíbrio aos teus chakras;
  4. Faz o enraizamento, para que a energia escoe;
  5. Coloca as mãos no chakra da coroa, em contacto ou a alguma distância da pele;
  6. Sente como está o chakra;
  7. Se houver necessidade, imagina que limpas o que não esteja bem no teu chakra da coroa;
  8. Agora, preenche-o com energia, deixa fluir Reiki até deixares de sentir o fluxo a correr. Se quiseres, podes até visualizar a cor do chakra, que é algo que ajuda as pessoas que são muito mentais;
  9. Quando deixares de sentir necessidade de tratar o chakra da coroa, passa então para o chakra da terceira visão e repete os mesmos passos;
  10. Vais fazendo todo esse trabalho até ao chakra raiz;
  11. Quando quiseres terminar, sente como estás, agradece e, se necessário, faz o banho seco novamente.

alinhar os chakras

Como vês, na prática de Reiki, temos várias formas de alinhar os chakras e de os trabalhar. Muito importante é tomares a consciência dos seus valores e o que representam, para que possas mudar os teus hábitos e corrigires padrões. Poderás ler muita informação sobre como alinhar os chakras e o que eles significam em O Grande Livro dos Chakras e da Anatomia Energética.