Poder pessoal é um conceito que pode estar agora em voga, mas nem sempre é bem compreendido, apesar de muitas vezes sofrermos com o efeito do excesso ou defeito da sua energia.

O poder pessoal e como o reconquistar

Já sentiste borboletas na barriga quando tens que ir a uma reunião? Ou uma espécie de murro no estômago em determinadas situações e confrontos de opinião?

Estas são algumas das formas de expressão do teu poder pessoal. No campo da energia, podemos encontrar o poder pessoal no Chakra do Plexo Solar, ou seja, o nosso terceiro Chakra que fica na região abdominal do estômago, pâncreas. Este terceiro Chakra é conhecido, pelos hindus, como Manipura, que significa a Cidade das Mil Jóias. Mas porque terá um Chakra um nome tão efusivo?

Este Chakra não representa apenas energia, mas também uma tomada de consciência, é aqui que reside a nossa “digestão” emocional, a gestão de todas as emoções/pensamentos que temos e, por consequência, a nossa capacidade de lidar com elas, daí ser também o centro do nosso poder pessoal.

Muitas situações da nossa vida destroem o nosso poder pessoal. Isto acontece porque muitas razões, como a pressão de actividades que temos que pouco espaço nos deixa para refletir, filtrar e construir as emoções/pensamentos, a fraca capacidade de comunicação com que lidamos diariamente, o bullying que sofremos pela parte da moralidade e racionalidade, assim como a destruturação que as relações têm estado a encarar nestes nossos dias.

Sem dúvida que são muitos os fatores que te podem deixar sem poder pessoal, esses são fatores exteriores, mas o teu interior está também com alguma fragilidade, caso contrário, nada exterior te afectaria. Então, para recuperares o teu poder pessoal e reconquistares a tua autoestima, poderás fazer algumas práticas de Reiki:

  1. Através do byosen, sente que partes do teu corpo estão mais em desequilíbrio e necessitam de tratamento;
  2. Depois, aplica o teu autotratamento, tendo um especial cuidado com esses locais;
  3. Irás reparar que o poder pessoal tem a ver com uma atitude, por isso mesmo, reflete com os cinco princípios, de que forma o teu poder pessoal está a ser minado ou de que forma não te estás a saber valorizar;
  4. E porque não refletires com os poemas do Imperador Meiji?
  5. Quando compreenderes bem o que há a mudar, experimenta a técnica Seiheki Chiryo, será muito importante para o teu trabalho interior.

A reconquista do poder pessoal é muito importante e tenho a certeza que o conseguirás fazer. Nunca te esqueças de quem és e lembra-te de uma preciosa lição – o que sofreste, não faças os outros sofrer. Ou seja, revê as tuas ações para com os outros, capacita-os e não os faças sofrer. Inconscientemente fazemos muitas pessoas sofrer, precisamos levar isso à nossa consciência e começarmos a mudar os padrões que temos. O poder pessoal é muito importante, faz parte de uma enorme harmonia que deve existir na humanidade.