Quando não podes falar sobre Reiki

Nem sempre estamos em posições na sociedade de poder falar livremente sobre o que queremos ou pensamos, assim o mesmo se passa com o poder falar sobre Reiki. Podemos crer que estamos no século XXI, que há liberdade de expressão e que cada um pode ter as suas ideias, crenças e opções de vida, mas na verdade não é bem assim. Qual o papel de um praticante de Reiki no meio de tudo isto?

Não poder falar sobre Reiki e porque não te deves sentir mal sobre isso

Umas vezes é por ter determinado cargo profissional, outras por estar inserido dentro de grupos religiosos, ou até mesmo no seio familiar. Nem sempre é fácil falar sobre Reiki e muitas vezes é até proibitivo por representar um prejuízo pelo julgamento dos outros.

Claro que não falar sobre Reiki tem a ver com o julgamento que os outros fazem e alguém, de uma forma muito simples, pode pensar que ninguém tem nada a ver com isso, mas na verdade, a sabedoria pede-nos que haja sensibilidade e bom senso, ou seja, que tudo seja feito nas alturas propícias, com as condições corretas. Por exemplo no ambiente hostil de uma empresa, o praticante tenta colocar em prática a filosofia de vida ou até a prática terapêutica e é gozado, ostracizado. Num grupo religioso, um praticante tenta fazer o mesmo e é expulso ou colocado de lado como se tivesse alguma doença contagiosa, ou ainda numa escola onde Reiki não tem espaço porque não há tempo “para essas coisas”.

Estes são os exemplos mínimos, porque existem muitos, mas muitos mais e bem piores. Então, nem sempre os praticantes de Reiki conseguem dizer que o são o conseguem falar sobre Reiki e isso por vezes traz-lhes um aperto no coração, um constrangimento por acharem que estão a ir contra algo em que acreditam. Se é este o caso… não te preocupes, confia e sê bondoso contigo mesmo.

Ao refletir sobre este artigo, procurei um ensinamento do Mestre Usui, que está no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz. Esse ensinamento foi:

O Universo existe em mim e eu existo no Universo.

Isto quer dizer que a tua prática, se realmente sentida, está na tua vida e como tal, não precisas de te preocupar em dizer que és praticante de Reiki, mas as tuas ações, essas devem coincidir com a tua prática. Ou seja, é bem mais importante o que fazes do que o que possas falar sobre Reiki. Não deixes que o teu coração se aflija por alguém estar a falar mal de Reiki, dentro de um ambiente que possa ser prejudicial para ti, importa-te sim que a tua conduta esteja dentro dos cinco princípios. Isso sim, fará muito mais do que quaisquer palavras. Mas porque será assim?

Porque quando tu começas a mudar e os outros sentem a tua mudança, eles quererão saber porque estás assim. Quando a tua mudança começa a criar condições para mudares o teu trajeto de vida, tudo pode ser feito serenamente e não com atos radicais.

O nosso querido Mestre Usui ensina mesmo isso. Algo que poderás ler na página 254 do livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz:

O treino, de acordo com a lei natural deste mundo, desenvolve a espiritualidade humana. Quando te convenceres de que isto é verdade, o teu treino empenhado trará a unificação com o Universo. As palavras que falas e as ações que tomas tornam-se unas com o Universo e trabalham sem esforço como o absoluto ilimitado. Esta é a verdadeira natureza do ser humano.

Se não podes falar sobre Reiki, não te preocupes. Eu acredito que irás criar condições ao longo do tempo para poderes falar e mais ainda, exemplificar muito a prática de Reiki e principalmente a sua filosofia de vida.

É claro que por vezes, o não se poder falar sobre algo que se sente tão bom, cria uma espécie de sufoco, mas lembra-te que não estás só nesse caminho, por isso fala com os teus colegas sobre a tua situação e auxiliem-se uns aos outros. Não precisamos bradar que somos praticantes de Reiki, mas precisamos ser praticantes de Reiki.

Por isso mesmo, entrega-te aos cinco princípios, lembra-te como é importante criares harmonia no local onde estás, saber desenvolver a confiança entre os colegas de trabalho e trazer de forma clara as lições próprias que a tua empresa, escola, ou grupo tem para todos. Leva sempre uma comunicação justa, clara, honesta, demonstra-te um bom trabalhador, exemplar e verás que também a tua bondade ecoará na mente e no coração dos outros. Tudo é possível, não de um dia para outro e por vezes requer muitos anos. Também um grande carvalho precisa do seu tempo para crescer e ninguém duvida da sua importância.

Lembra-te das palavras do Mestre Usui, elas são claras.

1 thought on “Quando não podes falar sobre Reiki”

  1. Fernanda Soares

    Os 5 Princípios , a Filosofia de Vida e os Poemas do Imperador Meiji, tem sido uma grande ajuda para mim, mesmo não sendo reikiana, nem falando de Reiki.
    A minha consciência tem-se elevado a níveis que consigo intende-la e não acima daquilo que não entendo, como me tem sido proposto ao longo de muitos anos!
    Escuto mais as minhas questões e as dos outros e reflectindo, conseguimos passo a passo, resolver questões de relacionamento e outras de muitos e muitos anos.
    A minha gratidão , á Energia Universal, ao Mestre Mikao Usui, e a todos os Mestres que que continuam os seus Ensinamemtos.🤗💙🌺🦋

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.