Reiki

Dr. Usui ou Mestre Usui

Será que Mikao Usui deve ser chamado Dr. Usui ou Mestre Usui? De que forma uma interpretação livre pode trazer algumas barreiras na prática e muita confusão entre praticantes?

A origem do Dr. Usui e porque realmente devemos chamar Mestre Usui

O Mestre que começou a indicar Mikao Usui como Doutor, no ocidente, foi Hawayo Takata. Porque o escolheu fazer, não sabemos, mas também sabemos que o Mestre Chujiro Hayashi, esse sim um Doutor, um médico da Marinha Imperial, indicava o Mestre Usui como sendo Doutor. A escolha deste título, talvez recaia sobre o respeito que se pudesse ter pelo Mestre Usui, pois nada indicava que o seu grau académico, desconhecido para nós, pudesse ter equivalência a Doutor.

Em qualquer texto que o Mestre Usui nos deixou, ou mesmo os seus alunos e a Usui Reiki Ryoho Gakkai, não existe referência a Dr. Usui como grau académico.

Sensei, 先生, é uma palavra japonesa que representa alguém que atingiu uma grande sabedoria de vida, não necessariamente académica, mas sim de um grande entendimento sobre a vida e as pessoas. Este é o mais alto grau de um ensino e do respeito por outrem, bem além de Doutor. Em Portugal, os médicos começam a querer mudar o termo Doutor, para algo ainda mais elevado, se estivessem no Japão, a escolha óbvia seria Sensei.

Este título é o conferido, dentro do Usui Reiki Ryoho, o método criado em 1922 por Mikao Usui a ele mesmo, o fundador. É um título não indicado por si, mas sim pelos seus alunos, como podemos encontrar inscrito no seu memorial.

Para os ocidentais, que tiveram um primeiro contacto com Reiki no Havai, talvez o termo Sensei fosse algo de estranho e como a Mestre Takata criou pontes entre ocidente e oriente, é bem possível que houvesse o sentido de traduzir essa palavra para algo mais compreensível, como Doutor. Assim como podemos conjecturar que o Mestre Chujiro Hayashi, chamasse também Doutor a Mikao Usui, para que não houvesse qualquer indicação que ele pudesse estar acima do fundador, em grau académico. Claro que são conjecturas, pois nada está escrito sobre o tema, nem indicado pelo Mestre Usui, por isso mesmo, devemos manter-nos conscientes daquilo que é óbvio – o trato do Mestre Usui, pelos seus alunos é Sensei. Assim, temos Sensei Mikao Usui, ou em português, Mestre Mikao Usui.

Este título é também unicamente conferido a ele, O fundador do Método. Os Mestres formados por ele são, Shihan, outro termo para Mestre, Instrutor, Professor e abaixo deles, ainda em formação e provação, estão os Shihan Kaku, os Mestres assistentes, ou Instrutores assistentes.

Poderás ler estas informações e a comprovação através do que foi inscrito no Memorial do Mestre Usui, em O Grande Livro do Reiki.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.