Como ler com mais atenção ou com atenção plena

Por vezes estamos tão cansados que temos mesmo que fazer um esforço para ler com mais atenção… bem que se tenta, mas a mente vai sempre fugir para outro lado e depois temos que repetir várias vezes a mesma página. Isso é normal, se estás cansado, mas pode também indicar-te uma falta de concentração e uma mente excessivamente sobrecarregada.

Como praticar Reiki para ler com mais atenção

O Mestre Usui começa os cinco princípios com uma indicação – só por hoje. Com isto, ele adverte-nos a que estejamos no momento presente, no aqui e agora, mas como o fazer na leitura?

Experimenta, ao pegares no livro e iniciares a tua leitura, dizeres, “só por hoje”, como se fosse uma indicação à tua mente para ler com mais atenção, para se focar no que está a fazer. Assim, sempre que os pensamentos comecem a surgir, lembra-te de só por hoje e mantém a concentração no que estás a ler.

Por outro lado, precisas focar-te em cada palavra e não estares já desejoso de chegar ao final do parágrafo, da página, do capítulo. Ou seja, tens que vivenciar a leitura como quem aprecia um caminho agradável. Está com atenção a cada palavra, saboreia cada palavra, pois é para isso que estás a ler.

Claro que se for uma leitura de trabalho, poderás não ter tanto gosto como se fosse um livro de ficção, ou mesmo um livro de Reiki. Mas podes pensar que será uma leitura que te trará benefícios para o desenvolvimento correto do teu trabalho e por isso mesmo, tens uma razão para te concentrares.

Se a tua mente for mesmo obstinada e não quiser parar, atenção, precisas mesmo descansar. Um remédio de curta duração é ires um pouco até à casa de banho ou à rua e praticares o Joshin Kokyu Ho, a técnica da respiração e assim criares um espaço inicial onde podes esvaziar a mente, o que te auxiliará na respiração.

Tudo requer prática e se o cansaço acumulado te traz dispersão, precisas treinar a mente para se libertar do excesso de pensamentos e solicitações. Isso também depende das tuas atitudes, por isso, desliga-te de coisas que possam requerer a tua atenção, como o telemóvel, as várias janelas do browser, etc… Lembra-te, uma coisa de cada vez é por vezes muito mais útil e produtivo.

Entrega-te à leitura com gosto, retendo cada palavra e sentindo a recompensa do entendimento por aquilo que lês. Ler com mais atenção pode também ter a grande ajuda da prática de Reiki… só por hoje.

Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.