A importância de cuidar dos cuidadores com Reiki

O nosso trabalho terapêutico está focado na pessoa que nos procura, mas cuidar dos cuidadores é também algo de incrivelmente importante e tantas vezes esquecido.

Cuidar dos cuidadores ajuda também no tratamento à pessoa com doença

Muitas vezes o nosso trabalho voluntário centra-se, foca-se, naquele que nos procura para o restabelecimento do seu equilíbrio ou para auxiliar os tratamentos convencionais que está a fazer pela sua saúde. Mas em pessoas com doença crónica, ou outro tipo de doenças que são muito exigentes no cuidado, atenção e que trazem grande sofrimento, o cuidador sofre também muito.

Esta é uma infeliz realidade em que podemos considerar que em cada pessoa com uma doença com este tipo de condição, irão surgir mais um ou dois familiares ou pessoas próximas com sinais de exaustão, sentimentos depressivos ou mesmo somatização de algum desequilíbrio físico pelas condições desgastantes pelas quais está a atravessar, num caminho de acompanhamento. Esta é a realidade do cuidador, tão poucas vezes observada e menos ainda tratada.

Os cuidadores são pessoas com um papel importantíssimo na recuperação da pessoa com doença, eles são a charneira de apoio, muitas vezes os confidentes das dores de alma, diariamente.

Cuidar dos cuidadores é algo de muito importante pois a sua harmonia e equilíbrio irão fazer toda a diferença para aquele que é cuidado por eles.

Elsa, Cristina e Ana

A Elsa e a Ana, orientadas pela Cristina Belém, tiveram esse papel no voluntariado do terceiro nível de Reiki, o apoio no cuidar dos cuidadores, ao mesmo tempo que a pessoa que é o centro e razão dos cuidados, está a ser tratada.

Esta é uma experiência e uma lição de amor incondicional que devia ser replicada em vários tipos de abordagem terapêutica – o acompanhamento, o cuidar dos cuidadores, o tratamento da família, porque todos em equilíbrio com certeza que podem auxiliar muito mais quem está a passar por um momento difícil.

A prática de Reiki ensina-nos mesmo isso, pois a missão do Usui Reiki Ryoho é “Guiar para uma Vida Pacífica e Feliz, curar os outros, melhorar a sua felicidade e a nossa”.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.