Nível 1 Shoden,  Reiki

O foco no nível 1 de Reiki

O nível 1 de Reiki é chamado de Shoden, os primeiros ensinamentos e aqui, o Mestre Usui focava esse ensinamentos na filosofia de vida, no sentir da energia e na aplicação terapêutica ao mesmo. Vamos compreender melhor como é o foco no nível 1 de Reiki do Usui Reiki Ryoho.

Praticar o nível 1 de Reiki

Ao longo do nível 1 de Reiki vais descobrir muito sobre ti e sobre os outros, isto porque irás encarar as coisas de um ponto de vista energético. Irás compreender porque sentes determinadas coisas ao entrar num centro comercial, ou porque te sentes mal ou bem perto de algumas pessoas… tudo é comunicação energética e a prática de Reiki, bem facultada, pode levar-te a grande entendimento. Além disso, aprenderás ensinamentos estruturantes para a vida – a filosofia de vida.

A filosofia de vida

O Mestre Usui deixou-nos uma mensagem escrita muito importante – os preceitos. Em japonês, chama-se a preceitos Gainen e eles são as indicações dadas pelo fundador do Usui Reiki Ryoho a todos os seus praticantes.

Nessas indicações ele expressa cinco princípios que devemos sempre seguir e recitar, pelo menos “de manhã e à noite, com as mãos juntas”:

Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso.

Dizia o Mestre Usui que esta prática é para a melhoria da mente e do corpo.

Ao observarmos uma filosofia de vida, sentimos como que uma bússola interior que nos guia. Os cinco princípios servem para a nossa elevação da consciência e é através da filosofia de vida que realmente fazemos mudanças na vida. Estes cinco princípios, levam-nos também à prática meditativa.

A prática terapêutica no nível 1 de Reiki

Com o nível 1 de Reiki, aprendes a aplicar a energia em ti mesmo e a senti-la. Após a sintonização, que é o processo que nos ajuda a sentir melhor a energia, vamos praticar ao longo de 21 dias seguidos, mas sem stress, pois se interromperes, não tem problema algum. O propósito do autotratamento é ser sempre aplicado, mas também com gosto por estarmos a cuidar de nós mesmos.

A aplicação de Reiki a outros, no nível 1 de Reiki é feita somente aos colegas do curso, aos familiares e amigos próximos. Isto porque já estamos habituados à energia deles e não teremos um feedback tão estranho. Aplicar Reiki a pessoas desconhecidas ou em casos complicados, não é errado, mas poderás é ainda não ter a experiência para saber lidar com as situações. Tudo terá o seu tempo.

A duração do nível 1 de Reiki é de seis meses de aprendizagem prática.

Resumindo, o foco do nível 1 de Reiki é:

  • Entendimento do que é Reiki e o Usui Reiki Ryoho;
  • A filosofia de vida e como a viver, praticar;
  • Sentir a energia e compreender o que se sente;
  • Aplicar autotratamento;
  • Experimentar aplicar Reiki a colegas do curso.

Para compreenderes melhor a prática do Nível 1, o que é Reiki e muito mais, recomendo-te ler O Grande Livro do Reiki, pois é um manual completo e prático sobre o método.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Maria Bezerra Paiva

    Boa tarde Amigo
    Já aplico Reiki há muitos anos 1998
    Procuro usar sempre …pelo menos uma vez ao dia …me sintonizo …
    Interessante , que tenho um grupo de Reiki onde nos mandamos e recebemos Reiki …já virou rotina …enviamos é recebemos ..e trocamos tbem por Whatsap .

    Peço pro universo☄🌍☄
    …………………………☄🙏☄
    Envio Reiki…………☄👐☄
    🍃🌺🍃Gratidão🍃🌺🍃

    Está e a forma como nos comunicamos ..
    Outras vezes pedimos para pessoas doentes amigos e parentes …colocamos como regra não colocar postagens nem vídeos…temos o grupo a dois anos …
    E sentimos que a energia flui mesmo antes de ser respondida …
    Parece que basta pensar no Reiki e ele flui …
    Todo o grupo tem nível 4…
    Quis dividir com vc …pois gostaria de ter seu parecer…te acompanho faz muito tempo e me acrescenta muito todas suas postagens …
    E uma pena que moro tão distante …(Brasil)pois gostaria de fazer cursos com vc …

    Atenciosamente
    Maria Bezerra Paiva

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.