Felizmente, muitas pessoas que vêm dos quatro cantos do mundo estão a querer aprender e praticar Reiki em Portugal. Uns vêm já com alguma base de aprendizagem, outros pretendem apenas começar agora. Alguns pretendem aprender para seu conhecimento, mas outros pretendem realizar aqui uma prática profissional. Para que possa auxiliar todos, irei dar algumas dicas genéricas sobre o tema da aprendizagem e da prática profissional.

Aprender e Praticar Reiki em Portugal

Aprender Reiki em Portugal

Reiki ainda não está regulamentado em Portugal, por isso mesmo, o que temos é a autoregulamentação que auxilia Terapeutas e Mestres de Reiki a estarem bem enquadrados na sua prática. Consulta a Associação Portuguesa de Reiki sobre esse tema.

O objectivo da prática de Reiki é a vivência da filosofia de vida, assente em cinco princípios e também a prática terapêutica. Aqui encontramos o autotratamento e o tratamento a outros. Em Portugal, apesar de muitos sistemas existirem, temos os cursos, geralmente divididos nos seguintes níveis:

  • Nível 1 – Aprendizagem da filosofia de vida e prática terapêutica para o próprio, compreensão da energia;
  • Nível 2 – Desenvolvimento terapêutico, tratamento de questões mais profundas do próprio e prática do voluntariado;
  • Nível 3 – Aprofundamento do desenvolvimento pessoal, aprendizagem para o caminho profissional da prática de Reiki;
  • Nível 3B – (alguns sistemas só têm 3 níveis) Ensinar a ensinar, é o nível de Mestre de Reiki.

Cada nível é aprendido e praticado ao longo de cerca de cinco a seis meses, devendo ter encontros regulares para a prática e aprendizagem teórica, no entanto, não tendo normalização, cada Mestre opta pela melhor forma que sabe, por isso ficará do teu lado perceber como poderás aprender melhor a prática de Reiki.

Se pretenderes aprender Reiki para aplicar profissionalmente, conta com cerca de 1 ano e meio de prática e aprendizagem. Podes pensar que é muito tempo, mas lembra-te que vais estar a cuidar de outra pessoa e apesar de achares que tens essa capacidade, precisas aprender o método, senão o que praticares não é Reiki e poderás estar a vender um serviço que não é o que a pessoa pretende.

A aprendizagem ao longo do tempo, em primeiro lugar é benéfica para ti pois irá auxiliar-te a crescer como pessoa. Esse é que é o verdadeiro propósito, segundo a missão indicada pelo Mestre Usui “Guiar para uma Vida Pacífica e Feliz…”. Assim, leva o teu tempo e vais ver como Reiki será um grande caminho para ti, não só para tu estares bem, mas também para vires a auxiliar os outros a estarem bem.

Recomendo-te o livro O Grande Livro do Reiki para compreenderes o que é ensinado em Portugal.

Equivalência de certificados

Como não existe a regulamentação, a equivalência vai depender do Mestre ou da entidade empregadora. Por exemplo:

  • Um praticante de nível 2 no Brasil, pretende aprender o nível 3 em Portugal. O Mestre a quem se propõe poderá aceitar a sua aprendizagem, mediante a indicação das suas competências na prática, ou seja, o desenho dos símbolos, a sua aplicação terapêutica, a vivência nos cinco princípios, etc…
  • Um praticante de nível 1 da Ucrânia, pretende iniciar o nível 2 em Portugal. Exactamente a mesma situação da anterior;
  • Um Mestre de Reiki pretende ensinar Reiki em Portugal. Pode contactar a Associação Portuguesa de Reiki, para aconselhamento.

Em Portugal é considerado válida uma aprendizagem presencial. O ensino à distância pode ser feito, mas de forma instrutiva, não como uma aprendizagem que levará a pessoa a tratar outros ou a formá-los, pois não teve a experiência pessoal e a prática acompanhada para verificação e avaliação.

Praticar Reiki em Portugal

Existem já muitos prestadores de serviços a praticar Reiki em Portugal, eles poderão ter espaços próprios ou estar a trabalhar em clínicas, SPA, ou outro tipo de serviços. Em Portugal existe um Hospital que dá consultas de Reiki, é o Hospital do Fundão.

Para realizares a prática de forma legal, precisas estar inscrito nas finanças. O código CAE para terapeutas de Reiki é o 86906. Informa-te junto do teu consulado, finanças ou outros departamentos do estado português sobre a possibilidade de aqui realizares uma prática profissional.

Se pretendes praticar Reiki de forma profissional, em Portugal, podes verificar as seguintes condições:

  • Quanto tempo tens de prática de Reiki (lê a secção de aprender Reiki em Portugal);
  • Experiência na prática terapêutica;
  • Experiência na prática de ensino;
  • Os teus certificados;
  • Manuais traduzidos para português de Portugal;
  • Registo nas finanças e segurança social.

A aplicação de Reiki em pessoas e mesmo o ensino, deve ser só enquadrado em Reiki como forma terapêutica e filosofia de vida, isentando de dar conceitos como anjos, santos, conceitos espiritualistas, entre outros, o que causa grande confusão, medo e mesmo críticas. O método criado pelo Mestre Usui em 1922 nada fala sobre isso, portanto, não devemos incluir o que não é necessário. Por isso, ao ir procurar uma sessão de Reiki ou um curso de Reiki, a pessoa não está à espera que se falem desses temas, ou que se tratem esses temas. Uma prática bem enquadrada leva ao reconhecimento e à procura do que é realmente positivo.

E porque não experimentares durante algum tempo realizares voluntariado, para conheceres melhor as pessoas cá, como elas se relacionam, que questões mais comuns têm e o que procuram? O voluntariado irá também auxiliar-te a relacionares-te com os teus pares, ou seja, com colegas de prática que te poderão auxiliar a instalares-te, a compreenderes a realidade económica do país, os direitos, deveres, etc…

Contacta a Associação Portuguesa de Reiki ou um dos seus núcleos, para te auxiliarem com questões que possas ter. Tornares-te associado ajuda-te também a ter acesso a mais informações sobre a prática de Reiki em Portugal e a participar activamente nesta grande vivência.

Para te auxiliar na revisão e até compreensão do que se está a fazer ao praticar Reiki em Portugal, recomendo-te ler o livro Reiki Guia do Método de Cura, podendo lá encontrar informações comparativas da aplicação terapêutica, a avaliação energética e muito mais, incluindo o código deontológico.

Resumindo, se pretendes aprender ou praticar Reiki em Portugal, és muito bem vindo e parabéns por todo o bom trabalho que venhas a fazer, pois lembra-te que tu és o rosto do Reiki, é através de ti que as pessoas que contactares conhecerão o Reiki.