Os símbolos de Reiki começam a ser aprendidos e praticados a partir do segundo nível, na maioria dos sistemas de Reiki. Eles servem para trabalhar frequências próprias da energia, como a sua potência, a harmonia, o envio de reiki e o equilíbrio da nossa essência.

Desenhar e visualizar os símbolos de Reiki

É muito natural haver confusões com o desenhar e/ou visualizar os símbolos de Reiki, porque é algo a que não estamos habituados. No Japão, a escrita pode ser uma forma de arte, apesar de o mesmo poder acontecer com a nossa escrita ocidental, nunca nos lembramos desse aspecto.

As regras são muito simples – o desenho deve ser bem feito, pelo que deves praticar várias vezes ao longo do teu treino, para que o símbolo não seja alterado, assim como a sua visualização. Depois temos ainda algo que irá activar o símbolo – o entoar o seu mantra, ou seja, o indicar o seu nome. Este tipo de entoação não requer musicalidade, é um simples dizer do nome do símbolo três vezes, para que seja activado.

O efeito dos símbolos e a sua activação, só funciona mesmo com os praticantes que tenham sido sintonizados. Outras pessoas poderão até sentir a energia, mas não é o mesmo que a activação correta dos símbolos pela sintonização.

Desenhar os símbolos

É muito importante que desenhes correctamente os símbolos, senão é como se estivesses a escrever o teu nome com letras parecidas, mas que não são a mesma coisa. Desenhar bem um símbolo é também compreender o seu sentido profundo e isto vem ao longo de muitos anos de prática.

Alguns praticantes consideram que após os saberem, já não precisam mais usar, ou que na verdade nem é preciso usar os símbolos… nada como experimentar, não de forma continuada e sem sentido, mas sim com uma intenção, com atenção e consciência. Verás que fará toda a diferença na prática.

Visualizar os símbolos

A prática da visualização implica criar uma imagem clara na nossa mente, na terceira visão, do símbolo. Geralmente, ao visualizar, pode imaginar-se a construção do símbolo, como se o estivessemos a desenhar ou então o surgimento do símbolo por completo.

Deve também usar-se o seu mantra três vezes.

A prática da visualização permite aplicar o símbolo em situação que convém ter alguma descrição, assim como em momentos que é necessária maior rapidez.

A desvantagem desta prática é que pode levar ao esquecimento de como desenhar corretamente o símbolo, o que não será bom.

Aplicar os símbolos de Reiki

A aplicação do símbolos pode ser feita:

  • Antes do início da prática;
  • Durante a prática, sempre que faça sentido;
  • Para a limpeza do espaço;
  • Para o envio de Reiki à distância;
  • Entre muitas outras situações, o que quer dizer que sempre que sentires esse apelo, deves aplicar os símbolos.

Lembra-te:

  • Desenhar ou visualizar correctamente;
  • Entoar audível ou interiormente o mantra três vezes por cada aplicação.