Nível 2 - Okuden,  Técnicas de Reiki

Como aplicar os símbolos de Reiki

Os símbolos de Reiki começam a ser aprendidos e praticados a partir do segundo nível, na maioria dos sistemas de Reiki. Eles servem para trabalhar frequências próprias da energia, como a sua potência, a harmonia, o envio de reiki e o equilíbrio da nossa essência.

Desenhar e visualizar os símbolos de Reiki

É muito natural haver confusões com o desenhar e/ou visualizar os símbolos de Reiki, porque é algo a que não estamos habituados. No Japão, a escrita pode ser uma forma de arte, apesar de o mesmo poder acontecer com a nossa escrita ocidental, nunca nos lembramos desse aspecto.

As regras são muito simples – o desenho deve ser bem feito, pelo que deves praticar várias vezes ao longo do teu treino, para que o símbolo não seja alterado, assim como a sua visualização. Depois temos ainda algo que irá activar o símbolo – o entoar o seu mantra, ou seja, o indicar o seu nome. Este tipo de entoação não requer musicalidade, é um simples dizer do nome do símbolo três vezes, para que seja activado.

O efeito dos símbolos e a sua activação, só funciona mesmo com os praticantes que tenham sido sintonizados. Outras pessoas poderão até sentir a energia, mas não é o mesmo que a activação correta dos símbolos pela sintonização.

Desenhar os símbolos

É muito importante que desenhes correctamente os símbolos, senão é como se estivesses a escrever o teu nome com letras parecidas, mas que não são a mesma coisa. Desenhar bem um símbolo é também compreender o seu sentido profundo e isto vem ao longo de muitos anos de prática.

Alguns praticantes consideram que após os saberem, já não precisam mais usar, ou que na verdade nem é preciso usar os símbolos… nada como experimentar, não de forma continuada e sem sentido, mas sim com uma intenção, com atenção e consciência. Verás que fará toda a diferença na prática.

Visualizar os símbolos

A prática da visualização implica criar uma imagem clara na nossa mente, na terceira visão, do símbolo. Geralmente, ao visualizar, pode imaginar-se a construção do símbolo, como se o estivessemos a desenhar ou então o surgimento do símbolo por completo.

Deve também usar-se o seu mantra três vezes.

A prática da visualização permite aplicar o símbolo em situação que convém ter alguma descrição, assim como em momentos que é necessária maior rapidez.

A desvantagem desta prática é que pode levar ao esquecimento de como desenhar corretamente o símbolo, o que não será bom.

Aplicar os símbolos de Reiki

A aplicação do símbolos pode ser feita:

  • Antes do início da prática;
  • Durante a prática, sempre que faça sentido;
  • Para a limpeza do espaço;
  • Para o envio de Reiki à distância;
  • Entre muitas outras situações, o que quer dizer que sempre que sentires esse apelo, deves aplicar os símbolos.

Lembra-te:

  • Desenhar ou visualizar correctamente;
  • Entoar audível ou interiormente o mantra três vezes por cada aplicação.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.