A autoestima é um bem muito valioso para todos nós, é como uma jóia que tantas vezes é esquecida, tapada pelo que não vemos em nós mesmos e procuramos nos outros, ferida e suja pela pressão exterior e pelos actos de ignorância daqueles que consideram ser melhor ter domínio sobre alguém que saber viver em conjunto.

Reiki para a autoestima – três técnicas essenciais

Reiki é um método muito especial porque está, em primeiro lugar, virado para nós mesmos, para que possamos trilhar um caminho de “vida pacífica e feliz”, segundo dizia o Mestre Usui. Nas 21 técnicas que nos legou, vamos considerar três que nos podem auxiliar:

  • Banho seco e Chuva de Reiki – a limpeza para começar de novo;
  • Gassho Kokyu Ho – a meditação para nos recolhermos e conectarmos;
  • Nentatsu ou Seiheki Chiryo – para construir um pensamento positivo.

Banho seco e Chuva de Reiki – a limpeza para começar de novo

Vamos seguir a filosofia japonesa de nos purificarmos antes de iniciarmos uma prática importante. Assim, aplica o banho seco para cortares ligações desnecessárias e limpar o excesso de energia, assim como a Chuva de Reiki para que a tua aura fique também mais limpa.

Gassho Kokyu Ho – a meditação para nos recolhermos e conectarmos

Não poderemos reencontrar a autoestima que todos temos se não nos predispusermos a estar connosco mesmos. A meditação gassho é excelente para isso mesmo pois colocamos as mãos juntas, perto do peito, sinal de respeito por nós mesmos e por todos, concentramo-nos na energia que entra também pelas pontas dos dedos e flui para o nosso chakra cardíaco e tanden.

Ao cultivar uma mente vazia, vamos estar a fazer crescer em nós a bondade, generosidade e autoestima. Este tipo de meditação ajuda também a revitalizar e reciclar energias velhas e paradas que estejam em nós.

Nentatsu ou Seiheki Chiryo – para construir um pensamento positivo.

E chegou o momento de cultivares cada vez mais uma atitude positiva em ti.

Escreve num papel o que te faz perder a autoestima, que atitudes tu mesmo tomas que te fazem perder a autoestima e pensa de que forma tu realmente deves agir perante essas situações.

Aplica a técnica nentatsu, pensando de que forma tu agirás, ficando cada vez mais equilibrado e feliz. Coloca a mão esquerda na testa e a mão direita na nuca, deixa a energia fluir.

Constrói, reconstrói a tua autoestima com uma prática dedicada a ti mesmo, observa-te segundo os cinco princípios e vê como vale a pena estares contigo mesmo e valorizares-te.