Os poemas do Imperador Meiji para a autoestima
O Mestre Usui escolheu 125 poemas do Imperador Meiji, entre milhares de outros que ele tinha, para a reflexão dos seus alunos. Então, usamos estes poemas como “conselhos” de um amigo ou de alguém que nos quer ajudar a ter uma outra perspetiva das coisas.
Refletir sobre a autoestima com os poemas do Imperador Meiji
Poderás escolher um poema por dia, com a intenção de compreenderes melhor as tuas questões de autoestima. Já sabes que isto nada tem a ver com futurologia, mas sim com a tua capacidade interpretativa. Experimentei tirar quatro poemas e vamos interpretá-los como exemplo:
20 — ÀS VEZES
Aprendiz! Não te esqueças de trabalhar arduamente, em vez de te apressares para o progresso.
Perante as tuas questões, não te esqueças de ser diligente, de não desistires de ti mesmo, sem ansiedade, sem pressa, mas com persistência em tanta quantidade quanta a bondade que vais nutrindo por ti mesmo.
119 — COMPORTAMENTO
As pessoas com estatuto elevado na sociedade, como governadores e diretores, devem agir de forma adequada.
Porque a tua autoestima está em baixo? Sentes-te demasiado julgado e criticado por ti mesmo, pelos outros? Se há algo que está errado, o que achas que poderás fazer, não sendo tão crítico?
100 — MESTRE
A casa aguenta-se firme graças ao pilar central. A razão pela qual as famílias prosperam é porque existe um mestre, um líder da casa.
Uma forma de aumentares, resgatares, a tua autoestima, é compreenderes a importância que tens, o teu próprio valor. Este poema é um claro exemplo de isso e merece que seja recordado na mente e no coração.
79 — DESEJO PARA A FLOR
Não vamos lamentar a curta vida das flores de cerejeira. Ao invés, vamos esperar que, embora a primavera acabe em breve, a sua beleza dure mais tempo no rio.
Tudo muda na vida, mas a forma de apreciar a beleza e o valor das coisas depende unicamente de nós mesmos. Vale a pena acreditares em ti mesmo e em te valorizares, dá força a ti mesmo e observa que a vida tem tudo para ti.
Podes encontrar os 125 poemas do Imperador Meiji no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz.