A prática de autotratamento Reiki é o que nos auxilia a encontrar equilíbrio e harmonia de forma natural. Reiki, a energia universal, é a energia que tudo vitaliza, é a energia da própria natureza e como tal, parte de tudo. Ao trabalharmos mais diretamente com esta energia, poderemos compreender como estamos e o que possa ser necessário para nos equilibrarmos.

O autotratamento Reiki e os seus vários passos

São muitas as formas de aplicares o autotratamento, poderás ter um aspecto formal ou mesmo informal para a prática. Podes querer fazer todas as posições, ou apenas algumas. Não há o conceito de errado, apenas o conceito de prática, de bem-estar.

Vou dar-te algumas dicas para um autotratamento mais completo, mas já sabes que não precisa ser exactamente assim.

A limpeza

Antes de iniciares o autotratamento, podes começar por realizar o enraizamento, que será útil ao longo de todo o tratamento, o banho seco e a chuva de Reiki.

A técnica da respiração – começar com meditação

E porque não começares com meditação?

É mesmo esse o conceito do Joshin Kokyu Ho, a técnica da respiração que te permite revitalizar e acumular energia vital. Experimenta praticar durante quinze minutos.

Os cinco princípios como transformação da consciência

Começa a tua prática com a recitação e vivência dos cinco princípios. Eles irão mudar a tua forma de encarar a vida e também a forma como olhas para ti mesmo.

O autotratamento

Liga-te à energia, deixa-a fluir para a tua mente e coração. Coloca a tua intenção e faz as posições que aprendeste. Lembra-te que podes sempre aplicar mais posições se sentires que deves tratar outras partes do corpo. Podes fazer o autotratamento deitado ou sentado.

Este é um exemplo de música com sininhos que podes usar para mudar as posições no autotratamento. Se houver alguma parte que precise ser mais tratada, fica mais tempo.

No final agradece e se quiseres, volta a recitar os cinco princípios.

A seguir ao dia da sintonização podes praticar durante 21 dias, de preferência seguidos. Após esse tempo, vai fazendo também de forma regular.

Se sentires que o autotratamento esteve a limpar muita coisa, então volta a aplicar o banho seco e a chuva de Reiki. A prática de Reiki requer uma atitude positiva, porque vale mesmo a pena cuidarmos de nós mesmos.