Chakras

O plexo solar e como tratar com Reiki algumas questões

O plexo solar é o centro energético que nos auxilia a gerir as emoções e o poder pessoal. Hoje em dia, é um centro muito afectado porque estamos submetidos constantemente a pressões, exigências interiores, exteriores e estímulos em exagero. O plexo solar pode então apresentar muitos desequilíbrios que te poderão tirar bastante qualidade de vida e capacidade relacional.

Tratar o plexo solar com Reiki

Quando o plexo solar apresenta um grande desequilíbrio ao longo de muito tempo, afecta toda a região abdominal onde está localizado. Poderão surgir problemas ao nível da digestão, vómitos ou diarreia, hipersensibilidade que causa irritação ou crises de choro, preocupação em demasia e desgaste vital. É uma zona realmente muito importante e que precisa ser bem trabalhada.

Por vezes a energia fica tão descontrolada, que é como se ficasse uma espécie de pântano na barriga. Então vamos ver como equilibrar a região do plexo solar:

  1. Liga-te à energia;
  2. Sente-a a fluir para a mente, para todo o corpo, como se fosse um rio;
  3. Coloca a intenção de trazeres harmonia ao teu plexo solar;
  4. Se quiseres, faz o autotratamento, antes de fazeres o tratamento específico nessa zona;
  5. Podes depois colocar a mão esquerda no chakra cardíaco e a mão direita no plexo solar;
  6. Visualiza o chakra e o espaço envolvente, como se estivesse numa gruta;
  7. Começa por observar esse espaço envolvente e limpa-o, como se estivesses a limpar uma sala tua;
  8. Depois, imagina que vais para dentro do teu plexo solar;
  9. Sente como ele está;
  10. Limpa-o também interiormente. Se quiseres, podes usar a respiração para auxiliar. Ao inspirar, trazes energia até ao plexo, ao expirar, removes a sujidade ou desequilíbrio que esteja nele;
  11. Quando sentires que pode ser, coloca as duas mãos no plexo solar e aplica Reiki, visualiza como se o preenchesses com um grande sol que te traz força e equilíbrio;
  12. Quando quiseres terminar, agradece.

Reflete também com os cinco princípios sobre porque é que o plexo se encontra em desequilíbrio, ou seja, em relação à tua gestão emocional ou poder pessoal, questiona-te:

  • O que me faz perder a calma?
  • Porque não tenho confiança em mim para colocar uma fronteira, saber dizer não, ou gerir as situações?
  • O que tenho a aprender com estas situações?
  • De que forma tenho trabalhado para resolver este problema e tenho sido honesto para comigo mesmo?
  • Como posso ser mais bondoso para comigo e para com os outros, nestas situações?

Observa também a forma como ages perante as situações que te deixam mal no plexo solar e isso irá ajudar-te a ficares cada vez mais consciente e assim poderá levar-te a percorrer um caminho em que estarás cada vez melhor.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.