A autoestima é uma consideração e avaliação que temos de nós mesmos, mas que muitas vezes se encontra bem abaixo do que devia estar. Podemos trabalhar com Reiki para a autoestima, fazendo uso das técnicas e da nossa filosofia de vida.

Reiki para a autoestima

Uma grande questão que nos surge é como conseguir ter uma autoavaliação positiva, excelente sobre nós mesmos, fazendo com que a estima que temos seja considerável, realista e afirmativa?

Em primeiro lugar, tudo passa pela nossa capacidade de observação e contentamento. Observar o que fazemos, pensamos e sentimos, equilibrando com o contentarmo-nos com as nossas boas acções e carácter. Sabendo compreender a nossa insatisfação como uma ponte para melhores atitudes, não nos deixando afundar pelas críticas ou pelos hábitos e julgamentos.

Esta capacidade de observação pode ser alcançada através do Joshin Kokyu Ho, a técnica da respiração, que te auxiliar a encontrar um espaço vazio, um tempo essencial para cessar o pensamento e as emoções. A partir daqui, começarás também um trabalho com os cinco princípios, por exemplo:

Só por hoje, sou calmo – Porque perdi a minha harmonia, quando, para deixar de ter valor por mim mesmo?

Confio – Porque deixei de confiar em mim mesmo ou de que forma entreguei a minha autoconfiança aos outros?

Sou grato – Agradecer por todos os momentos que passei sem a minha autoestima e que lições retiro daí.

Trabalho honestamente – Comprometer-me a ser honesto comigo mesmo, a escutar os meus pensamentos e sentimentos, sabendo também comunicar com o outro de forma honesta.

Sou bondoso – O que é a bondade e a autoestima? Qual o limite de entrega aos outros e quando me devo entregar a mim mesmo?

Os cinco princípios podem mesmo auxiliar-te neste processo de crescimento e renovação da autoestima. Reflete com eles, medita, vive-os.

Também no teu autotratamento, poderás dedicar-te mais ao teu chakra do plexo solar, compreenderes como ele está de energia, reforçar essa mesma energia e criar aí um espaço de poder pessoal, onde tu saibas dizer não, de forma convincente a ti mesmo. Este não não é algo de negativo, mas sim um poder incrível que desenvolves dentro de ti, é uma força natural que te ajudará a quebrar barreiras e a estabelecer limites.

Depois, observa também o teu chakra cardíaco. Será que construíste um jardim bom para tu mesmo habitares no teu coração? Será que tens amor para ti mesmo?

As situações que achares que devem ser mudadas podem ser trabalhadas através do Nentatsu, a técnica para alcançar o pensamento positivo.

Reiki é muito completo e uma excelente ferramenta de trabalho, de ti, para ti. Entrega-te à prática e aceita-te.