Nível 3B - Gokukaiden,  Reiki

Sintonizar os pés eis a questão

Alguns praticantes e Mestres de Reiki falam em sintonizar os pés e a importância que pode ter para a pessoa que é um pouco mais aérea. Vamos tentar perceber a origem dessa prática e de que forma pode ajudar.

A técnica de sintonizar os pés na prática de Reiki

No Usui Reiki Ryoho não houve uma aproximação a sintonizar os pés do praticante, muito possivelmente porque para os japoneses contemporâneos do Mestre Usui fosse mais importante a tomada de consciência do estado aéreo e da necessidade de foco através do Seika Tanden, ou Hara.

Então, quando surgiu a ideia de se sintonizar os pés?

William Lee Rand desenvolveu um sistema adaptado de Reiki ao qual chamou Reiki Tibetano, ou seja, um sistema com várias componentes de Reiki, mas com uma aproximação à sabedoria e práticas tibetanas, não relacionadas com o estilo japonês. Foi então uma adaptação livre pois sentiu necessidade de se exprimir assim através da prática de Reiki.

Nesse novo sistema, William Rand colocou mais símbolos, indicando-os como de Reiki, assim como modificou a técnica da sintonização. Uma dessas modificações foi a adição da prática de sintonizar os pés, para que o praticante possa estar mais conectado com a Terra. Esta escolha, foi feita possivelmente pelas experiências que teve ao longo do tempo e a necessidade de criar algo seu e não seguir algo de outros.

Mas fará verdadeiramente diferença sintonizar os pés?

Fará, se o praticante, praticar o enraizamento. Isto explica-se com uma situação muito simples. Se o praticante não desenvolver a prática de Reiki através do autotratamento e tratamento a outros, irá dizer que deixou de sentir a energia, energia essa que veio com maior ligação após a sintonização. Da mesma forma, sintonizar os pés funcionará se o praticante se aplicar no enraizamento. Não será por um milagre que irá deixar de ser aéreo.

Então, não há certo ou errado, apenas opções e práticas, ou seja, o Mestre de Reiki opta por fazer essa sintonização, o praticante opta por praticar e aproveitar o que for feito.

Mas fica ainda a questão, será que então o Reiki Tibetano é melhor e mais eficaz que o Usui Reiki Ryoho?

Creio que esse é um tema demasiado pessoal e devemos dedicar-nos a algo muito simples, cumprir o que o Mestre Usui nos deixou… “A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz…” assim, se és um pouco mais aéreo, pratica o enraizamento, pratica meditação gassho para estares no aqui e agora, pratica o levar da tua atenção ao hara. Pela prática, tudo pode mudar para melhor.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.