Artigos

O meu testemunho sobre o VIII Congresso Nacional de Reiki

A 28 de Outubro de 2017 tivemos o VIII Congresso Nacional de Reiki, com o tema 2017 Ano do Terapeuta de Reiki, tendo ainda a celebração dos 9 anos de Associação Portuguesa de Reiki. Mas o que este congresso representou para mim, pessoalmente?

Participar num Congresso Nacional de Reiki – será necessário?

Estive no Congresso Nacional de Reiki como organizador, orador, apresentador, mas também estive como participante, atento a cada exposição e intervenção de oradores e participantes. O que senti deste congresso foi, em primeiro lugar, uma grande harmonia – todos estavam com um propósito, cada um procurando as suas experiências e partilhas, mas todos estavam em Reiki, predispostos a escutar.

Cada palestra trouxe-me uma partilha incrível – foi escutar a experiência de cada um e saborear a sua prática de Reiki aplicada ao propósito que idealizaram. Todas as palestras tiveram um grande caracter inspirador e creio que, só por isso, é uma das grandes mais valias do Congresso Nacional de Reiki – inspirar praticantes a praticarem cada vez mais, a não desistirem dos seus projectos e a levar Reiki num caminho de Reiki.

Houve ainda tempo para convívio e isso tocou-me profundamente – ver pessoas a conhecerem-se, a encontrarem-se, a trocarem contactos e a partilhar – é um grande propósito, o proporcionar contacto e partilha.

E outro ponto, ou melhor, ponte, que liga todos estes grandes aspectos – é que é um Congresso de Norte a Sul, com participantes do Algarve, Alentejo, Centro e Norte – representa grande esforço para estar, usufruir e vivenciar um dia de partilha.

Cada congresso representa um esforço enorme de organização que são dias e dias de muitas horas seguidas a trabalhar para que tudo possa resultar da melhor forma possível, tendo em conta que o orçamento da associação apenas existe com associados e que tudo o que fazemos precisa ser bem poupado. Tudo é possível graças ao esforço de muitos para o benefício de muitos mais. Este é o espírito do Reiki, o espírito do Congresso, e o espírito que a Associação Portuguesa de Reiki deve sempre levar em frente.

A todos, uma enorme gratidão, pela participação, ajuda, comentários, força e muita prática de Reiki.

Espero poder encontrar-te no próximo, que será a 27 de Outubro de 2018, em Lisboa.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.