Técnicas de Reiki

Reiki para doenças terminais

As doenças terminais podem surgir de uma forma devastadora na vida das pessoas, dos seus familiares, amigos e também podem ter um grande impacto nos cuidadores e terapeutas que as acompanham. Vamos ver como pode Reiki auxiliar nestes casos e de que forma.

A aplicação de Reiki para doenças terminais

Neste tipo de casos, devemos sempre considerar a aplicação de Reiki quer na pessoa com a doença, quer no cuidador, além do próprio terapeuta.

O Mestre Usui indicava que sempre devemos aplicar Reiki até ao fim, não porque vai curar a doença, mas sim porque trará paz de espírito à pessoa. Esta paz interior pode também auxiliar no alívio do seu sofrimento. Surgem sempre questões sobre, como se irá aplicar Reiki, que posições, como se a pessoa quando estava bem nem por isso gostava de Reiki.

Reiki é uma energia passiva, como energia universal vital, não é imposta, ela apenas existe na pessoa e caso esteja no momento da pessoa não receber mais energia, não receberá, assim como se está no momento da pessoa não querer a energia, ela também não fluirá para si. Este é um dos grandes benefícios de Reiki, pois a sua recepção é sempre passiva, requer uma aceitação interior. Por isso, neste campo, não te preocupes. Mesmo que estejas a enviar Reiki à distância para a pessoa, sentirás se ela quer ou não. Caso não queira, poderás ter a sensação de que a energia “não entra”, “não passa”, ou que “volta para trás”.

As posições serão aquelas onde consigas colocar as mãos. A importância será tu pedires à energia para que flua para a harmonia e bem estar da pessoa. E tudo acontecerá naturalmente.

Há pessoas que gostam muito de tratar o chakra raiz e os pés, pois poderá auxiliar a pessoa a encontrar a paz do corpo mais facilmente; Outras que preferem o chakra cardíaco. Ou seja, tenta encontrar aquilo que te faz mais sentido, aquilo que sentes que a pessoa necessita, isso sim é que funcionará pois cada caso é um caso.

O tratamento dos cuidadores e terapeutas de pessoas com doenças terminais

Este tipo de situações traz grande desgaste, a todos os níveis, dos cuidadores, dos familiares mais próximos. Também eles deviam receber Reiki, para se equilibrarem, para estarem em harmonia, mas muitas vezes não aceitam porque podem sentir que é um momento em que estão frágeis. Não podemos ser intrusivos, mas este é um conselho que devemos deixar. Lembra-te também dos cinco princípios.

O próprio terapeuta de Reiki, deverá receber uma sessão, pois existirá uma ligação energética e depois virão sempre as questões “podia ter feito mais, porque não fui mais vezes, talvez se eu tivesse…”. O acompanhamento destas situações, mesmo que estejamos habituados, deixará sempre uma marca na nossa vida. Nada melhor que receberes Reiki para te ajudar a equilibrar.

Como enviar Reiki à distância para pessoas com doenças terminais

  • Liga-te à energia e segue o procedimento habitual para o envio de Reiki à distância;
  • Coloca a intenção que te parece mais adequada;
  • Podes visualizar a pessoa em corpo inteiro e imaginas que lhe estás a aplicar Reiki em cada posição como se estivesse presencial;
  • Ou podes imaginar que tens a pessoa entre as tuas mãos;
  • Deixa a energia fluir, visualizando sempre a pessoa feliz e em serenidade, com toda a energia a fluir pelo seu corpo;
  • Se houver situações que achas que ainda a apegam, envia Reiki para essas situações, para que haja paz em relação a essa energia;
  • Quando quiseres, podes terminar e agradece;
  • Não te esqueças de fazer as técnicas de limpeza.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.