Os cinco princípios para o byosen – o sentir no Reiki
Sentir faz parte da prática de Reiki e, por um lado, é o que leva muitas pessoas a querer aprender, para que possam compreender o que sentem da energia, por outro lado, é o que pode trazer frustração a muitos praticantes, por pensarem que não sentem.
O sentir – byosen, entendimento ou frustração
Sentir é ainda um grande desconhecido para todos nós. Ensinam-nos a pensar, mas ninguém nos ensina a sentir e como interpretar o que se sente. O byosen é a técnica de Reiki que nos traz a percepção da emanação de algum desequilíbrio energético que a pessoa tenha. Esta técnica é muito importante para nós pois ajuda-nos a compreender a energia, não só a dos outros, mas principalmente a nossa própria.
Esta compreensão não é fácil, porque a energia comunica de forma diferente de pessoa para pessoa. Isso acontece porque apesar de haver sensações idênticas as formas de sentir são muito diferentes. Cada pessoa é um universo por si. Esse universo capta a energia do Universo, Reiki e como iremos processá-la?
Dentro das necessidades e condições de cada um, a energia vai fluir. Há pessoas que sentem através de cores, outros cheiro, som, impressões nas mãos. O sentir é próprio de cada um, não há um certo ou errado, mas sim a forma própria de cada pessoa.
Por isso nunca desanimes e escuta estas regras:
- Pratica muito, quanto mais praticares, mais sentirás;
- Recebe acompanhamento para esclareceres as tuas dúvidas;
- Recebe reiki de forma profissional, porque desta forma irás também compreender as tuas próprias questões, segundo a perspectiva de outra pessoa;
- Diversifica a tua prática com pessoas diferentes, objectos e mesmo animais;
- Escuta e pratica os cinco princípios.
Os cinco princípios para compreender o sentir
Só por hoje, no momento presente entrega-te ao que sentes, ao que flui dentro de ti, ao que se passa nas tuas mãos;
Sou calmo, tens que ter paciência, nada se alcança num só momento, tudo é o resultado de muitas experiências e vivências;
Confio, tem confiança em ti mesmo, no que sentes, nas tuas percepções. Isso leva a pensares como é que realmente sentes… sabes como sentes?
Sou grato, que lições te trouxeram estas experiências em que nada sentiste? Compreendeste os teus limites e tens vontade de os desbravar, ou entregaste-te à frustração? O que é melhor para ti?
Trabalho honestamente, como comunicas contigo mesmo? A sensação é tua, a interpretação é tua, como é que funciona este estar e comunicar contigo mesmo?
Sou bondoso, lembra-te se há alguém para quem deves ser bondoso é contigo mesmo. Tem paciência, compreende-te, conhece-te, vais ver que te trará resultados muito positivos.
O sentir
Um comentário
Maricelia Teles de Araújo
É bom ter esse conhecimento,pode com certeza melhorar a minha vida! obrigada!🙏