Os cinco princípios para o byosen – o sentir no Reiki

Sentir faz parte da prática de Reiki e, por um lado, é o que leva muitas pessoas a querer aprender, para que possam compreender o que sentem da energia, por outro lado, é o que pode trazer frustração a muitos praticantes, por pensarem que não sentem.

O sentir – byosen, entendimento ou frustração

Sentir é ainda um grande desconhecido para todos nós. Ensinam-nos a pensar, mas ninguém nos ensina a sentir e como interpretar o que se sente. O byosen é a técnica de Reiki que nos traz a percepção da emanação de algum desequilíbrio energético que a pessoa tenha. Esta técnica é muito importante para nós pois ajuda-nos a compreender a energia, não só a dos outros, mas principalmente a nossa própria.

Esta compreensão não é fácil, porque a energia comunica de forma diferente de pessoa para pessoa. Isso acontece porque apesar de haver sensações idênticas as formas de sentir são muito diferentes. Cada pessoa é um universo por si. Esse universo capta a energia do Universo, Reiki e como iremos processá-la?

Dentro das necessidades e condições de cada um, a energia vai fluir. Há pessoas que sentem através de cores, outros cheiro, som, impressões nas mãos. O sentir é próprio de cada um, não há um certo ou errado, mas sim a forma própria de cada pessoa.

Por isso nunca desanimes e escuta estas regras:

  • Pratica muito, quanto mais praticares, mais sentirás;
  • Recebe acompanhamento para esclareceres as tuas dúvidas;
  • Recebe reiki de forma profissional, porque desta forma irás também compreender as tuas próprias questões, segundo a perspectiva de outra pessoa;
  • Diversifica a tua prática com pessoas diferentes, objectos e mesmo animais;
  • Escuta e pratica os cinco princípios.

Os cinco princípios para compreender o sentir

Só por hoje, no momento presente entrega-te ao que sentes, ao que flui dentro de ti, ao que se passa nas tuas mãos;

Sou calmo, tens que ter paciência, nada se alcança num só momento, tudo é o resultado de muitas experiências e vivências;

Confio, tem confiança em ti mesmo, no que sentes, nas tuas percepções. Isso leva a pensares como é que realmente sentes… sabes como sentes?

Sou grato, que lições te trouxeram estas experiências em que nada sentiste? Compreendeste os teus limites e tens vontade de os desbravar, ou entregaste-te à frustração? O que é melhor para ti?

Trabalho honestamente, como comunicas contigo mesmo? A sensação é tua, a interpretação é tua, como é que funciona este estar e comunicar contigo mesmo?

Sou bondoso, lembra-te se há alguém para quem deves ser bondoso é contigo mesmo. Tem paciência, compreende-te, conhece-te, vais ver que te trará resultados muito positivos.

O sentir

Author: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki – Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Share This Post On

Deixe um comentário