Filosofia de Vida

Sou bondoso – Cinco princípios para as relações humanas

Sou bondoso – para quem? Como? Para que?

O quinto princípio de Reiki poderá ser o mais exigente deles todos, pois requer a estratificação, integração e vivência de cada um dos anteriores. Vamos ver porque ele é assim tão importante para as relações humanas.

Só por hoje, sou bondoso – os Cinco Princípios para as relações humanas

Para ser bondoso tenho que saber gerar harmonia, em mim e entre os outros; tenho que saber confiar, em mim e nos outros, na vida; tenho que ser grato, aprendendo com as lições; tenho que ser verdadeiro e impecável com a minha palavra. Ser bondoso requer de nós um exercício a que costumo chamar de “Mente Limpa, Coração Predisposto“.

O Mestre Hsing Yun costuma dizer que uma mente limpa leva a um coração compassivo. Ou seja, um mente que não se prende em julgamentos, que não está constantemente a produzir entropia, leva a uma consciência cada vez mais presente e construtora de uma maior sabedoria. Esta sabedoria compreende a importância de um coração bondoso.

A bondade é a capacidade de compreender as maiores necessidades e não tanto os maiores desejos. É saber o cuidado que temos que ter por nós mesmos, para conseguirmos ter cuidado pelos outros. Ser bondoso é também saber receber para depois saber dar e saber dar, para também aprender a receber. É compreender a interdependência que temos, ou seja, que todos estamos ligados e que pouco somos isolados, que enriquecemos a vida com as relações construtivas.

Saber construir positivamente as relações humanas não é fácil, não é mesmo nada fácil, mas temos cinco princípios que nos podem ajudar nesse caminho. Quando sentires que já não vale a pena, retira-te, pratica os cinco princípios e compreende como ainda tens que mudar. Esvazia a tua mente e o teu coração do prejuízo e cultiva as boas sementes que te levarão neste caminho para “uma vida pacífica e feliz“.

As relações humanas são necessárias… leva-as com muito Reiki.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.