Como viver uma vida em paz e harmonia? Qual a necessidade de praticar Sou Bondoso e porque isso é tão importante para a humanidade?

Sou bondoso – Cinco princípios para uma melhor humanidade

Nada há de mais correcto na vida que procurar estar em paz, mas isso nem sempre significa querer estar em harmonia. A paz pode também ser um acto egoísta ou uma fuga da realidade. É por isso mesmo que o Mestre Usui falava em “paz e felicidade”, “harmonia e equilíbrio”. Porque tudo precisa ter uma base, uma fundamentação. Nos cinco princípios de Reiki, encontramos algo que parece ser a matéria unificadora – a bondade.

A bondade é um valor universal que nos mostra a aceitação pela igualdade e o cuidado pelo sofrimento do outro. Ser bondoso é então ser capaz de levar ao outro aquilo que mais necessita para o seu bem-estar, paz e felicidade. Mas, mais do que chegar ao outro, Sou bondoso pede-nos para sermos toda essa bondade, toda essa demonstração de valor com nós próprios. E será isso fácil?

Levar a bondade a mim mesmo é tornar o meu coração num jardim fértil, para mim e para os outros, é cultivar a auto-estima e auto-confiança. Assim como tornar a mente mais serena e desocupada do turbilhão de pensamentos desnecessários e auto-destrutivos.

Se formos capazes de tal bondade para connosco, estaremos a fazer uma parte muito essencial para a paz e felicidade de toda a sociedade, porque não promoveremos sentimentos negativos, nem pensamentos destrutivos. Se observarmos bem tudo aquilo que nos traz transtorno, veremos que são mesmo esses dois campos que precisam ser cultivados e mantidos – a mente e o coração. Por isso mesmo, o Mestre Usui indicava que cumprir os preceitos seria trabalhar para “a melhoria do corpo e da mente” (mente e coração).

Sou bondoso é o quinto princípio de Reiki e traz para a humanidade o pilar para a construção de uma mente e coração equilibrados, assim como o saber encontrar a igualdade no outro e o desejo de aliviar o seu próprio sofrimento.

Por tudo isto, vale a pena praticarmos os cinco princípios, sabermos que esta prática não é apenas um colocar de mãos, ou apenas um dia sem continuação. Reiki é um caminho de vida.