Filosofia de Vida

Sou bondoso (5) – Cinco princípios para uma melhor humanidade, com Reiki

Como viver uma vida em paz e harmonia? Qual a necessidade de praticar Sou Bondoso e porque isso é tão importante para a humanidade?

Sou bondoso – Cinco princípios para uma melhor humanidade

Nada há de mais correcto na vida que procurar estar em paz, mas isso nem sempre significa querer estar em harmonia. A paz pode também ser um acto egoísta ou uma fuga da realidade. É por isso mesmo que o Mestre Usui falava em “paz e felicidade”, “harmonia e equilíbrio”. Porque tudo precisa ter uma base, uma fundamentação. Nos cinco princípios de Reiki, encontramos algo que parece ser a matéria unificadora – a bondade.

A bondade é um valor universal que nos mostra a aceitação pela igualdade e o cuidado pelo sofrimento do outro. Ser bondoso é então ser capaz de levar ao outro aquilo que mais necessita para o seu bem-estar, paz e felicidade. Mas, mais do que chegar ao outro, Sou bondoso pede-nos para sermos toda essa bondade, toda essa demonstração de valor com nós próprios. E será isso fácil?

Levar a bondade a mim mesmo é tornar o meu coração num jardim fértil, para mim e para os outros, é cultivar a auto-estima e auto-confiança. Assim como tornar a mente mais serena e desocupada do turbilhão de pensamentos desnecessários e auto-destrutivos.

Se formos capazes de tal bondade para connosco, estaremos a fazer uma parte muito essencial para a paz e felicidade de toda a sociedade, porque não promoveremos sentimentos negativos, nem pensamentos destrutivos. Se observarmos bem tudo aquilo que nos traz transtorno, veremos que são mesmo esses dois campos que precisam ser cultivados e mantidos – a mente e o coração. Por isso mesmo, o Mestre Usui indicava que cumprir os preceitos seria trabalhar para “a melhoria do corpo e da mente” (mente e coração).

Sou bondoso é o quinto princípio de Reiki e traz para a humanidade o pilar para a construção de uma mente e coração equilibrados, assim como o saber encontrar a igualdade no outro e o desejo de aliviar o seu próprio sofrimento.

Por tudo isto, vale a pena praticarmos os cinco princípios, sabermos que esta prática não é apenas um colocar de mãos, ou apenas um dia sem continuação. Reiki é um caminho de vida.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.