Filosofia de Vida

Confio – Cinco princípios para as relações humanas

Confio é capaz de ser um dos mais desafiantes princípios, não só da prática de Reiki, mas também de toda a nossa vida. Mas porque será a confiança tão difícil de estabelecer nos dias de hoje?

Só por hoje, confio – em que? em quem? porque? – Os cinco princípios para as relações humanas

Sabemos que a grande direção dos cinco princípios é a nossa própria transformação. Estes princípios não são orientados para os outros, mas sim para nós mesmos. Somos nós que temos que Confiar, mas como o poderemos fazer?

Para uns, a auto confiança é algo de muito difícil e por vezes entregam uma enorme confiança aos outros. Ao fazê-lo, por um lado estão a desresponsabilizar-se, por outro lado estão causa cada vez mais dificuldade à sua própria auto estima. Para confiar, é preciso saber amar e este trabalho árduo começa em nós e para nós.

Para outros, a confiança é difícil de ser entregue, depositada, nos outros. Isto acontece por decepções, por confianças quebradas, ou seja, por más experiências.

Só por hoje confio, ensina-nos que precisamos desenvolver a auto confiança, acreditar mais em nós mesmos, termos mais amor por nós e também responsabilidade. Sabemos que temos limites e quando necessário, vamos pedir ajuda. Se a ajuda não tiver disponibilidade, não faz mal, pedimos ajuda a outro e se ninguém tiver disponibilidade, nós encontraremos forma de resolver a situação, dentro daquilo que for possível. A auto confiança ensina-te que és importante, que todos são importantes e que de alguma forma tu és capaz.

Para aprendermos a confiar nos outros, precisamos compreender claramente o que precisamos deles e declarar isso explicitamente. É como fazer um contrato. Esse contrato vai mudando ao longo do tempo e é preciso informar, comunicar e não esperar que o outro se lembre ou reconheça essa mudança. A comunicação é importante na confiança porque estabelece sempre uma igualdade informada, ou seja, todos estão ao mesmo nível apesar de um ter um papel na relação que pode ser diferente do outro.

A confiança também é assente na vida. Precisamos aprender a escutar a vida e as lições que ela tem para nós. Como o Mestre Usui dizia, “Confia no Universo que o Universo confia em ti”. Confiar na vida é saber que devemos lutar por aquilo que acreditamos, que escutamos o caminho da vida e que sabemos que não estamos sós, que tudo faz parte da vida e que o nosso propósito é viver, em harmonia e equilíbrio, os pilares que o primeiro princípio, só por hoje sou calmo, nos traz.

Vale mesmo a pena trabalhares a confiança, ela é um fogo que te anima e guia pela vida. Não te apegues às necessidades e tudo fará sentido.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.