Uma terapia observada como uma equação

Há formas muito interessantes de observarmos o nosso trabalho numa consulta ou sessão de Reiki. Uma delas é observarmos o que colocamos na prática como uma equação.

Como observares uma terapia Reiki como sendo uma equação

Vamos ver uma consulta ou sessão de Reiki simples:

REIKI + PESSOA = TRATAMENTO DE REIKI

Isto significa que Reiki é a variável da aplicação terapêutica, ao passo que a pessoa demonstra as variáveis das condições para o seu desequilíbrio e desarmonia. Sendo que a pessoa reagirá à aplicação de Reiki, a resposta é dada no contexto de Reiki, ou seja, de um tratamento (exclusivo) de Reiki.

Vamos agora ver o caso em que o Terapeuta ou Voluntário, coloca as suas crenças na aplicação prática:

(REIKI + CRENÇAS) + PESSOA = ?

Vamos experimentar desdobrar a variável CRENÇAS:

(REIKI + REZAR AO ANJO + PEDIR À CHAMA VIOLETA + REZAR AOS GUIAS) + PESSOA = ?

Observando desta forma a nossa equação, percebemos que existem muitas variáveis na parte terapêutica, para lidar com as condições da pessoa. O resultado desta prática não será o de uma sessão de Reiki e porque? Porque não estás unicamente a lidar com a “Energia Universal“, estás a usar mais energias para alcançares um determinado propósito. Isto levanta algumas questões:

  1. Sabes compreender o byosen se só aplicares Reiki?
  2. Sabes compreender as reacções da pessoa e tudo o que advém de aplicares as tuas crenças?
  3. Se a pessoa pediu uma sessão de Reiki, será que ela pediu a intervenção de crenças pessoais?
  4. Será que faz sentido adicionar crenças pessoais à prática terapêutica que está bem definida?

Repara, isto não quer dizer que as crenças são erradas ou que não deves fazer isto ou aquilo, mas precisamos reflectir se quando vamos à peixaria compreendemos a diferença entre um robalo de mar e um de aquacultura, ou se queremos comprar pota como se fosse polvo, ou peixe caracol como se fosse bacalhau?

Este é um exemplo muito simples onde podemos comparar a nossa exigência da vida pessoal, transposta para a nossa arte terapêutica.

Se no teu caso quiseres usar mais variáveis nos teus tratamentos, já sabes que tens que alertar a pessoa para isso, indicando também que não fazem parte da prática de Reiki, pois pode-se ser acusado de má prática profissional (é verdade e pode ser feita queixa crime!).

É por isso mesmo que Reiki é uma prática que requer muito treino, pois esse treino traz a experiência do byosen e isso não é algo que se adquira num dia, ou mesmo em alguns anos, é uma experiência de vida. Como tal, Reiki é um caminho e, como o Mestre Usui indicava “para a melhoria do corpo e da mente“.

1 thought on “Uma terapia observada como uma equação”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.