Filosofia de Vida

Sou Grato (3) – Cinco princípios para uma melhor humanidade, com Reiki

Sou grato é o terceiro princípio escrito nos preceitos do Mestre Usui. A gratidão tanto pode ser uma demonstração de humildade, de sabedoria, como de libertação.

Confio – Cinco princípios para uma melhor humanidade

Encontrar o sentido da gratidão é compreender melhor o papel que cada um de nós tem na sociedade, na humanidade. Agradecer não apenas as coisas boas que nos acontecem e que queremos que nos aconteçam, mas também saber agradecer os grandes desafios que nos trazem revolta e dor.

Poderás dizer “como posso agradecer pelo que não tenho? Pelo que me foi tirado? Por se terem aproveitado de mim? Por tudo ter corrido tão mal?”. Não se agradece o facto de alguém ter agido mal, mas sim de podermos até continuar, neste momento presente, a agradecer. Agradece-se a vida e a oportunidade de viver e corrigir.

Só por hoje sou grato é também assumir o papel da humildade, que muito hoje se confunde com humilhação, ou com o apanágio de alguma espiritualidade. Completamente errado. Humildade é o reconhecer de si mesmo e das suas capacidades como alguém de importância na vida, assim tanto como todos os outros. Ou seja, reconhecer a importância da nossa diferença e que é ela que traz riqueza e crescimento à humanidade. Agradecer a refeição feita até sem vermos o cozinheiro, agradecer pela chuva que cai, sem vermos todo o processo que levou a criação e queda das gotas, agradecer por confiarmos em alguém e não perdermos a calma quando as coisas até correm mal.

Sou grato traz ainda a grande libertação – “não sei lidar com esta situação, ela está além de mim. Eu entrego ao universo e escuto a sua sabedoria em todas as coisas na nossa vida”. Ao entregarmos a situação ao que mais cremos e confiamos, não nos estamos a escudar, nem a tirar a responsabilidade, mas sim a afirmar com maior força a autoestima e determinação que temos em fazermos pelo melhor, por nós e por todos.

É por isso mesmo que o terceiro princípio de Reiki é um pilar tão importante para a humanidade – compreender os limites, reconhecer a equidade, saber entregar e continuar atento para a resolução de uma qualquer questão.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.