Tratamentos de Reiki

O que fazer com a expectativa de quem recebe Reiki

Por vezes vamos aplicar Reiki em alguém, mas sentimos que essa pessoa tem expectativas sobre o tratamento, ou que até está muito atento e não relaxa o suficiente. Isso é algo que a nós nos pode trazer algum “desconforto”. Vamos ver como lidar com este aspecto.

A falta de relaxamento ou a demasiada atenção de um receptor de Reiki

Em algumas pessoas, pouco poderemos fazer para elas relaxarem, pois é uma tendência “natural” estarem demasiado atentas e não se entregarem ao que vão fazer. Isto pode acontecer por os pensamentos estarem a mil e sempre a requisitar atenção, ou por as emoções estarem ao rubro. Pode vir do stress, ou da ansiedade, entre muitas outras razões.

Enquanto terapeutas de Reiki, poderemos preparar o espaço para estar confortável, mas podemos também dar algumas indicações à pessoa para que ela relaxe um pouco mais. Podemos usar indicações visuais, como ela “imaginar que está num local confortável que gosta, como a praia ou o campo”, ou “imaginar que está a tomar banho num rio e que consegue limpar todas essas preocupações”. No entanto, há pessoas que o simples facto de tentar visualizar algo ainda lhes causa mais pensamentos. Elas não conseguem desligar de todo.

Outro aspecto que pode ajudar a relaxar e a reduzir a demasiada atenção, poderá ser indicar em que locais iremos colocar as mãos e pedir autorização à pessoa, assim como explicar de que forma pediremos para ela se virar e de que forma indicaremos que a sessão terminou.

Deixa as mãos bastante tempo nos ombros e na cabeça, com a intenção de trazer harmonia à pessoa, como se fosse uma onda que a embalasse.

A demasiada atenção e falta de relaxamento, terá a ver com os processos interiores de cada um. Ajuda a pessoa a compreender o enraizamento, a meditação, o como esvaziar a mente, e até mesmo os cinco princípios, para que ela consiga encarar os seus problemas de outra forma.

Nem todas as pessoas conseguem relaxar numa sessão de Reiki, mas o nosso trabalho também não é esse, é sim, ajudar a trazer equilíbrio e harmonia a todos os corpos da pessoa, o que nem sempre equivale ao relaxamento.

Sobre a expectativa de um tratamento, precisamos mesmo esclarecer a pessoa que Reiki não faz milagres e muito menos nós os fazemos. Que este é um processo no qual a pessoa participa, muito, e que a energia irá trabalhar consoante as condições que a pessoa tem. Uma só sessão poderá não chegar mesmo para nada, por isso, há que fazer o caminho passo a passo, compreendendo também interiormente, qual a verdadeira causa da questão.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.