O que fazer com a expectativa de quem recebe Reiki

Por vezes vamos aplicar Reiki em alguém, mas sentimos que essa pessoa tem expectativas sobre o tratamento, ou que até está muito atento e não relaxa o suficiente. Isso é algo que a nós nos pode trazer algum “desconforto”. Vamos ver como lidar com este aspecto.

A falta de relaxamento ou a demasiada atenção de um receptor de Reiki

Em algumas pessoas, pouco poderemos fazer para elas relaxarem, pois é uma tendência “natural” estarem demasiado atentas e não se entregarem ao que vão fazer. Isto pode acontecer por os pensamentos estarem a mil e sempre a requisitar atenção, ou por as emoções estarem ao rubro. Pode vir do stress, ou da ansiedade, entre muitas outras razões.

Enquanto terapeutas de Reiki, poderemos preparar o espaço para estar confortável, mas podemos também dar algumas indicações à pessoa para que ela relaxe um pouco mais. Podemos usar indicações visuais, como ela “imaginar que está num local confortável que gosta, como a praia ou o campo”, ou “imaginar que está a tomar banho num rio e que consegue limpar todas essas preocupações”. No entanto, há pessoas que o simples facto de tentar visualizar algo ainda lhes causa mais pensamentos. Elas não conseguem desligar de todo.

Outro aspecto que pode ajudar a relaxar e a reduzir a demasiada atenção, poderá ser indicar em que locais iremos colocar as mãos e pedir autorização à pessoa, assim como explicar de que forma pediremos para ela se virar e de que forma indicaremos que a sessão terminou.

Deixa as mãos bastante tempo nos ombros e na cabeça, com a intenção de trazer harmonia à pessoa, como se fosse uma onda que a embalasse.

A demasiada atenção e falta de relaxamento, terá a ver com os processos interiores de cada um. Ajuda a pessoa a compreender o enraizamento, a meditação, o como esvaziar a mente, e até mesmo os cinco princípios, para que ela consiga encarar os seus problemas de outra forma.

Nem todas as pessoas conseguem relaxar numa sessão de Reiki, mas o nosso trabalho também não é esse, é sim, ajudar a trazer equilíbrio e harmonia a todos os corpos da pessoa, o que nem sempre equivale ao relaxamento.

Sobre a expectativa de um tratamento, precisamos mesmo esclarecer a pessoa que Reiki não faz milagres e muito menos nós os fazemos. Que este é um processo no qual a pessoa participa, muito, e que a energia irá trabalhar consoante as condições que a pessoa tem. Uma só sessão poderá não chegar mesmo para nada, por isso, há que fazer o caminho passo a passo, compreendendo também interiormente, qual a verdadeira causa da questão.

Author: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki – Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Share This Post On

Deixe um comentário