Filosofia de Vida,  Imperador Meiji

A sabedoria de um Koan nos poemas do Imperador Meiji

Nem sempre os poemas do Imperador Meiji são claros ou directos. Eles surgem-nos quase como um koan 公案, uma afirmação, uma frase, que nos traz uma disrupção com a razão e nos leva a questionar.

Os koan nos poemas do Imperador Meiji

Ao questionares a tua razão, ao procurares uma resposta a uma afirmação para validar a sua veracidade, encontras a “iluminação”, ou a clareza de espírito que te leva a um maior crescimento humano.

É por esta mesma razão que o Mestre Usui escolheu 125 poemas do Imperador Meiji, para que os seus alunos pudessem reflectir, principalmente durante o Hatsurei Ho.

Interpretar um koan do Imperador Meiji

Experimenta interpretar este poema:

O que ele te diz?

  • Vês de uma perspectiva positiva, um reforço para replantares e não desistires das coisas na vida?
  • O que são as ervas daninhas para ti?

A vida traz-nos sempre lições muito valiosas. Se algo aconteceu de errado, é fácil colocar a culpa nos outros, mas perceber a fragilidade que está em nós nem sempre é fácil. Essas são as nossas ervas daninhas e é isso mesmo que temos que trabalhar em nós mesmos.

Podes encontrar os 125 poemas do Imperador Meiji em Reiki Guia para Uma Vida Feliz, com a sua interpretação e uma forma muito interessante de os aplicares às tuas questões de vida.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/