A responsabilidade de um praticante de Reiki para com o mundo

Se Reiki é a Energia Universal disponível para todos nós em qualquer lado, recebendo-a naturalmente todos os seres vivos, então nós, praticantes de Reiki, os praticantes da Energia Universal temos uma responsabilidade para com ela.

O praticante de Reiki, a energia universal e a responsabilidade para com o mundo

A Energia Universal, segundo indicava o Mestre Usui, constitui todas as coisas do grande Universo que nos rodeia e no qual vivemos, assim como nos constitui a nós mesmos. Somos parte dessa mesma energia que usamos para nos cuidar ou cuidar os outros e chegamos a ela através de cinco princípios – Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso.

Aprendemos a praticar Reiki, ou seja, a trabalhar com a Energia Universal, libertamo-nos da energia densa que vamos acumulando, muitas vezes através do enraizamento, libertando esse excesso para a Terra. Mas chega uma altura em que o nosso equilíbrio já atingiu um momento tal em que é chegada a altura de assumirmos uma responsabilidade – a de cuidar da Terra, do mundo, de todos os seres vivos.

Esta é uma grande responsabilidade e que faz mesmo parte da nossa prática. Observa as palavras do Mestre Usui:

O treino, de acordo com a lei natural deste mundo, desenvolve a espiritualidade humana. Quando te convenceres de que isto é verdade, o teu treino empenhado trará a unificação com o Universo. As palavras que falas e as ações que tomas tornam-se unas com o Universo e trabalham sem esforço como o absoluto ilimitado. Esta é a verdadeira natureza do ser humano. – Mikao Usui

E lembra-te do poema 115 do Imperador Meiji – O mundo está seguro se tomares o caminho certo.

Quanto mais praticares, mais compreenderás o que faz sentido na vida. Esse sentido será cada vez mais claro porque tu estás Uno com o Universo. Reiki é extraordinário, é bem mais do que apenas colocar as mãos e deixar fluir energia. É estar em harmonia e equilíbrio com a vida.

Ser praticante de Reiki é ser responsável, é ter uma atitude de cuidado para com a vida.

Podes compreender melhor o sentido da filosofia de vida e de todos estes conceitos no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz.

2 thoughts on “A responsabilidade de um praticante de Reiki para com o mundo”

  1. Excelente artigo. Pratico reiki desde 2001 e apesar de a minha prática não ter sido muito consistente ao longo de todos estes anos, desde o início que senti uma necessidade de partilhar a energia com o planeta e particularmente com os animais; com as pessoas também, mas não tanto. No entanto, penso que quem pratica reiki sente essa necessidade porque quando estamos cheios temos de transbordar e desejamos que tudo fique em equilíbrio à nossa volta e não só e não existe a distância.
    Imensamente grata pelos seus artigos tão esclarecedores e amigos.
    Uma semana feliz.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.