Reiki

A responsabilidade de um praticante de Reiki para com o mundo

Se Reiki é a Energia Universal disponível para todos nós em qualquer lado, recebendo-a naturalmente todos os seres vivos, então nós, praticantes de Reiki, os praticantes da Energia Universal temos uma responsabilidade para com ela.

O praticante de Reiki, a energia universal e a responsabilidade para com o mundo

A Energia Universal, segundo indicava o Mestre Usui, constitui todas as coisas do grande Universo que nos rodeia e no qual vivemos, assim como nos constitui a nós mesmos. Somos parte dessa mesma energia que usamos para nos cuidar ou cuidar os outros e chegamos a ela através de cinco princípios – Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente, sou bondoso.

Aprendemos a praticar Reiki, ou seja, a trabalhar com a Energia Universal, libertamo-nos da energia densa que vamos acumulando, muitas vezes através do enraizamento, libertando esse excesso para a Terra. Mas chega uma altura em que o nosso equilíbrio já atingiu um momento tal em que é chegada a altura de assumirmos uma responsabilidade – a de cuidar da Terra, do mundo, de todos os seres vivos.

Esta é uma grande responsabilidade e que faz mesmo parte da nossa prática. Observa as palavras do Mestre Usui:

O treino, de acordo com a lei natural deste mundo, desenvolve a espiritualidade humana. Quando te convenceres de que isto é verdade, o teu treino empenhado trará a unificação com o Universo. As palavras que falas e as ações que tomas tornam-se unas com o Universo e trabalham sem esforço como o absoluto ilimitado. Esta é a verdadeira natureza do ser humano. – Mikao Usui

E lembra-te do poema 115 do Imperador Meiji – O mundo está seguro se tomares o caminho certo.

Quanto mais praticares, mais compreenderás o que faz sentido na vida. Esse sentido será cada vez mais claro porque tu estás Uno com o Universo. Reiki é extraordinário, é bem mais do que apenas colocar as mãos e deixar fluir energia. É estar em harmonia e equilíbrio com a vida.

Ser praticante de Reiki é ser responsável, é ter uma atitude de cuidado para com a vida.

Podes compreender melhor o sentido da filosofia de vida e de todos estes conceitos no livro Reiki Guia para Uma Vida Feliz.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

  • Elisabete

    Excelente artigo. Pratico reiki desde 2001 e apesar de a minha prática não ter sido muito consistente ao longo de todos estes anos, desde o início que senti uma necessidade de partilhar a energia com o planeta e particularmente com os animais; com as pessoas também, mas não tanto. No entanto, penso que quem pratica reiki sente essa necessidade porque quando estamos cheios temos de transbordar e desejamos que tudo fique em equilíbrio à nossa volta e não só e não existe a distância.
    Imensamente grata pelos seus artigos tão esclarecedores e amigos.
    Uma semana feliz.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.