Filosofia de Vida,  Reiki

Se tens pressa, o que Reiki pode fazer por ti

Temos que fazer tudo rápido, sentimos a pressa de viver a vida, de pensar tudo e sentir tudo, mas chega-se a um momento em que afinal não nos lembramos de tudo o que vivemos nem sentimos, pelo caminho, fizemos sofrer os outros com a pressa que tínhamos.

Querer viver sem pressa e como Reiki nos pode orientar

Por alguma razão, o Mestre Usui começa os cinco princípios com “Só por hoje” e “Sou calmo“.

Só por hoje representa o aqui e agora, o momento presente, aquilo a que se aplica o conceito de “mindfulness”. É saber estar no momento, escutar no momento, ou falar no momento, observar e olhar, ouvir e escutar. Esta capacidade de estar no momento presente ajuda-nos a compreender que ter pressa na verdade não nos leva a lado algum, excepto a talvez um desgaste desnecessário, assim como um desgaste dos outros. Existem situações que requerem urgência e celeridade, mas outras que são totalmente evitáveis, sem razão para a pressa e os seus efeitos secundários.

Sou calmo trata-se do saber criar e viver em harmonia. Harmonia para nós mesmos e para os outros, contemplar a “lua reflectida no lago”, conseguir inspirar profundamente sem solavancos, cuidar de nós mesmos e dos outros sem apegos desnecessários. Sou calmo é viver sabendo que se está vivo e é proporcionar aos outros essa mesma noção.

Na vida temos um momento para tudo. Mesmo nos momentos de urgência e grande stress, podemos estar no só por hoje, no sou calmo, ou seja, sem ansiedade e mesmo assim promovendo harmonia.

Lembra-te que a pressa é destruidora e que de pouco adianta o stress que causamos a nós mesmos. Lembra-te do tempo em que para comunicar com um amigo se escrevia uma carta e passado um mês se recebia a resposta… e se continuava amigo à mesma. Ter tudo no momento imediato, muitas vezes leva a ter cada vez menos. Só por hoje, sou calmo é um sinal de respeito, por ti, pelos outros, pela vida.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/