Budismo,  Inspirador

Um exemplo de iluminação na vida comum

A partir de um determinado momento de consciência, todos procuramos a iluminação. Mas o que é a iluminação?

Mais uma vez, a nossa sociedade ocidental é desafiada com uma perspectiva oriental que nos pede um momento de compreensão transcendental e um acesso à paz e felicidade duradouras, a que no Reiki aplicamos o conceito de anshin ritsumei.

A iluminação num momento

Partilho contigo uma pequena história sobre a monja Chiyono também conhecida no Japão por Mugai Nyodai, a primeira mulher mestre Zen.

A monja Chiyono estudou durante anos, mas não foi capaz de encontrar a iluminação. Uma noite, ela carregava um velho balde cheio de água. Enquanto caminhava, olhava para a lua cheia reflectida no balde de água. Subitamente, a cana de bambu que usava para transportar o balde, partiu-se, e o balde caiu ao chão. A água espalhou-se, o reflexo da lua desapareceu e Chiyono tornou-se iluminada.

Ele escreveu este verso: Desta e daquela forma, eu tentei manter o balde em equilíbrio, à espera que o bambu fraco nunca se partisse. De repente, o fundo caiu. Deixou de haver água. Deixou de haver lua na água – o vazio na minha mão.

iluminação

Como escutares os teus momentos de iluminação

Osho dizia que a iluminação vem num só momento, não através de um acto contínuo, mas a verdade é que sem o cultivo da consciência e da atenção, podemos passar pela iluminação e nem nos apercebermos disso. Assim como Nyodai pode obter o seu momento de iluminação através de um balde de água, tal só aconteceu porque antes ela soube contemplar o que existia, podendo assim compreender a impermanência e o vazio criador. Da mesma forma, tu podes carregar um balde, deixá-lo cair e apenas lamentar, ou podes deixar cair um balde e encontrar a clareza que te traz paz e felicidade.

A iluminação é um estado que todos alcançamos, cada um com o seu próprio caminho. A iluminação é mostrada em muitos momentos, pois o universo “conspira” a teu favor. Assim, não precisas correr para alcançar a iluminação, mas precisas estar atento e isso exige diligência e esforço. Este é um esforço positivo, construtivo e renovador da tua humanidade.

Por isso mesmo, os cinco princípios de Reiki levam-nos ao anshin ritsumei, a um caminho de paz e felicidade duradouros – no momento presente, com harmonia, com confiança, gratidão, honestidade e bondade.

Só por hoje, observa a tua iluminação.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.