Reiki nos efeitos da anestesia
Existem vários tipos de anestesias e o seu conceito geral é o de reduzir ou anular a sensação de dor ou de intervenção num local ou no corpo em geral. Os seus efeitos são os de suprimir a actividade neuronal no sistema nervoso, o que influenciará também a frequência cardíaca e a própria respiração. Por vezes, em anestesia geral poderão surgir questões como falta de memória ou desorientação, fadiga ou mesmo náuseas. Poderemos aplicar Reiki no equilíbrio desses efeitos secundários.
A aplicação de Reiki para os efeitos das anestesias
A prática de Reiki é apenas inscrita no campo energético, não no campo físico e biológico, que é da responsabilidade médica. Pensando nos efeitos que a anestesia tem em nós, podemos considerar que a energia se torna estagnada, sedada, o que representa uma necessidade de fazer circular, fluir. Vamos então aplicar Reiki para manter a homeostasia e o correcto fluxo energético.
Como primeira abordagem, aplica Reiki para fazer fluir a energia de cima para baixo, ou seja, da cabeça para os pés. Se o fizeres em autotratamento, poderás colocar uma mão no chakra cardíaco e outra no plexo solar. Imagina a energia a fluir por todo o teu corpo, assim como faz o sangue e depois visualiza a energia a sair pelas pontas dos dedos das mãos e pelas palmas, assim como pelas plantas dos pés e pelos dedos dos pés. Deixa este rio interior correr durante algum tempo.
Aplica também as cinco posições tradicionais do Mestre Usui, na cabeça (podes encontrar em Reiki para o Corpo e a Mente) e depois coloca uma mão no plexo solar e outra no fígado. Depois, passa a mão do fígado para o baço e do baço para o esplénico.
Finalmente, trata o chakra raiz, joelhos e pés.
Se a situação se tornou algo traumática ou pesada para ti, envia Reiki para ela.
Se consideras que os efeitos da anestesia estão a ser intensos, comunica com o teu médico.