O que fazer quando a posição das mãos é desconfortável

Ao fazer Reiki a outra pessoa, a posição das mãos poderá nem sempre ser confortável. Poderão ser várias as razões para te trazerem desconforto, mas também o teu receptor o poderá perceber.

Como colocar a posição das mãos de forma a ser mais confortável

Na prática de Reiki é muito importante o conforto. O conforto tem a ver com a sala, a temperatura, a marquesa, o que está disponível para o bem-estar do receptor durante a sessão, mas também a própria aplicação de Reiki, que poderá incluir a colocação das mãos.

Além de toda a questão ética, que precisas estar bem consciente dela, a posição das mãos é também importante. Vamos ver dois aspectos:

  1. O desconforto físico das tuas mãos;
  2. Os efeitos da energia no teu receptor.

O desconforto físico das tuas mãos

Por vezes a posição das mãos é um pouco desconfortável, quer por alguma impossibilidade ergonómica, entre a distância da marquesa/receptor e as tuas mãos ou até pelo feedback que estejas a sentir da pessoa. Assim, aqui ficam alguns tópicos para observares:

  1. Caso pouses suavemente as mãos e as sintas tremer, lembra-te que também o receptor pode sentir esse tremer;
  2. Caso sintas byosen como picadas ou piquinhos, se for desconfortável, não deixes ficar as mãos, afasta um pouco do corpo da pessoa;
  3. Como terceiro caso, poderás sentir uma espécie de magnetismo que puxa as tuas mãos em direcção ao corpo da pessoa, aqui tens que ter cuidado para não carregar, assim como para não tocar onde não é eticamente possível.

Os efeitos da energia no teu receptor

Mesmo que não coloques as mãos em cima da pessoa, poderá ser desconfortável para ela caso tenha alguma inflamação ao nível energético, demasiada pressão, frio, ou grande ausência de energia.

Estas situações podes observar pelo byosen, mas nem sempre são evidentes, por isso mesmo, de vez em quando, abre os olhos para tentares perceber a reacção das pessoas, assim como podes também ajudá-la indicando logo no início que poderá falar caso sinta algum desconforto.

A prática de Reiki é também sobre conforto – para ti e para o teu receptor, por isso tens que ser atento, flexível, mas sem qualquer stress. São pequenos ajustamentos que se irão fazer ao longo do tempo.

Podes ler no livro Reiki Guia do Método de Cura, mais informação sobre as posições, o byosen e algumas dicas úteis sobre a ética.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.