O Nentatsu Ho é, literalmente, a técnica para alcançar o pensamento positivo. Mas, como o poderemos fazer com a nossa prática de Reiki?

Praticar o Nentatsu Ho para a mudança do pensamento

Ter pensamentos positivos não é fácil. Pode parecer à primeira vista, mas quando começamos a observar e analisar o nosso comportamento, compreendemos que existem muitas coisas que precisam ser modificadas, melhoradas. Com isto não quer dizer que tenhas pensamentos criminosos ou prejudiciais, se bem que o Nentatsu pode ser uma ajuda para esses casos, mas aqui vamos abordar o processo da nossa mudança de consciência.

Poemas Imperador Meiji - Nentatsu

Um dos nossos grandes desafios é o de mudar a forma de pensar e isso tem a ver com o construir uma base que nos conduza por um caminho positivo. Felizmente, na nossa prática temos os cinco princípios e os poemas do Imperador Meiji. Esta é a filosofia de vida que nos orienta a “guiar para uma vida pacífica e feliz”.

Então, criar o pensamento positivo requer:

  1. Ter consciência do que há a mudar;
  2. Compreender de que forma se pode mudar e que tipo de pensamento se deve ter;
  3. Entrega na prática e na mudança.

Tendo isto em mente, vamos aplicar a técnica.

Nentatsu para o teu pensamento positivo

Tanto podes aplicar a técnica durante o autotratamento, como o podes fazer de forma isolada. Além de o poderes aplicar em qualquer momento do teu dia-a-dia, poderás também conjugar com o Joshin Kokyu Ho, a técnica da respiração, para que possas ter a energia reciclada e revitalizada.

  1. Em primeiro lugar, toma consciência do que há a mudar e que pensamento positivo queres cultivar em ti;
  2. Esvazia a mente;
  3. Coloca o teu pensamento positivo que queres alcançar;
  4. Coloca a mão esquerda na terceira visão e a direita na nuca;
  5. Mantém sempre esse pensamento presente e deixa fluir Reiki para a mente e para o pensamento;
  6. Quando terminares, agradece.

Este é o protocolo tradicional para a técnica. Claro que poderás nela acrescentar os cinco princípios e substituir o pensamento por uma atitude a ter perante uma situação.

Podes fazer a técnica sentado ou com almofadas para amparar os braços, pois poderá ser cansativo. O tempo ideal é de cerca de 10 a 15 minutos, durante a quantidade de dias que consideras ser importante para a tua mudança.

Podes usar as cartas de Reiki para o Corpo e a Mente para te guiar na técnica.