O que são os Gainen

Gainen, em japonês, significa “preceitos”, “conceitos”. São indicações a serem cumpridas, fundamentos, que podem estar na entrada de uma escola, templo, gabinete público, ou no local de honra do espaço. O Mestre Usui escreveu os Gainen, os preceitos do seu método, o Usui Reiki Ryoho, numa folha de papel de amoreira.

A importância dos Gainen – os preceitos

E assim escreveu o Mestre Usui:

Ensinamentos do Usui Reiki Ryoho para a tua Evolução

A arte secreta de convidar a felicidade, a medicina espiritual para muitas doenças.

Só por hoje
Não te zangues
Não te preocupes
Sê grato
Sê diligente
Sê bondoso para com os outros.

De manhã e à noite, senta-te com as mãos juntas e repete estas palavras alto e com o teu coração.
Para a melhoria da mente e do corpo.

O fundador, Mikao Usui.

Gainen

Os preceitos são a explicação profunda do objectivo da nossa prática. Não se pode interpretar à letra, nem se pode encarar com ligeireza. Compreender os preceitos é compreender o significado da nossa prática que vai bem além de colocar as mãos para deixar fluir energia.

Estes ensinamentos, como o próprio Mestre Usui indica, são para a nossa evolução. Eles são também para a melhoria do corpo e da mente. Claro que os princípios, em Portugal, são recitados de outra forma, para serem mais facilmente compreendidos, mas o seu significado não é alterado. Muito mais importante é também sabermos aplicarmos os cinco princípios (gokai, em japonês), nas nossas questões de vida. Assim, o nosso caminho é bem mais enriquecedor e trará a todos maior humanidade.

Existem muitos Métodos de Cura, ocidentais e orientais, assim como muitas filosofias de vida. No entanto, a combinação das duas no Usui Reiki Ryoho, tem-se mostrado a verdadeira “Arte Secreta de Convidar a Felicidade“. Vale a pena escutarmos os gainen que o Mestre Usui nos deixou.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.