Karuna é uma prática terapêutica, criada para praticantes de Reiki, por William Rand e Kathleen Milner na década de oitenta. Karuna é então uma prática para o desenvolvimento de técnicas complementares, dedicadas àqueles que já têm, pelo menos o nível 2 de Reiki.

Qual o âmbito de Karuna

Em primeiro lugar, Karuna é também para o desenvolvimento pessoal do praticante, ou seja, é uma terapia aplicada a ele mesmo, para o auxílio no equilíbrio e harmonia de questões, principalmente, do campo emocional. Karuna é também uma prática que promove a consciência e o desenvolvimento da compaixão. Karuna, a terapia da compaixão, é ensinado ao longo de três níveis.

karuna

Os símbolos de Karuna e o que representam

Para cada nível de Karuna, William Rand definiu quatro símbolos que irão orientar o progresso e prática terapêutica. Apesar das suas inúmeras aplicações em todos os campos, não podemos deixar de pensar que Karuna é uma prática energética, mas muito orientada ao tratamento emocional. A remoção de bloqueios, o tratamento de traumas, a harmonização compassiva, o alinhamento energético e ligação com a energia da Terra são alguns dos ensinamentos que os símbolos para o primeiro nível nos trazem.

Zonar é o primeiro dos símbolos de Karuna e representa também a ligação à fonte, assim como o Chokurei o representa para Reiki. É um símbolo que traz a revitalização e elevação do padrão vibratório. Zonar representa a compaixão que se expande pelo infinito, significado representado pela alegoria do “z” e do triplo infinito que constituem o símbolo.

 

Porquê a compaixão na prática de Karuna

Karuna significa compaixão e esta é uma prática que nos pede um entendimento sobre nós mesmos, um equilíbrio da mente e do coração, para que activamente possamos libertar “todos os seres sencientes do sofrimento”. A compaixão é uma virtude a desenvolver porque traz-nos o entendimento e o sentido de missão. Por um lado, ajudar todos, mas por outro, compreender que cada um terá o seu caminho e tempo.

Podes ler mais sobre estes temas em Karuna, terapia da compaixão.