Nível 3B - Gokukaiden

Antes de querer ensinar Reiki aprende a esclarecer

Observando toda a nossa vida, sem dúvida que antes de querer ensinar Reiki se deve aprender a esclarecer. Essa sabedoria, não só a aprendemos na vida prática, como também nos poemas do Imperador Meiji.

103 — JORNAL
Não deves explicar nada sem provas no jornal, porque as pessoas comuns leem e acreditam neles. Tenta ser simples, para que todos te compreendam.
– Imperador Meiji

Porque esclarecer antes de ensinar Reiki

Esclarecer é trazer clareza, visão, compreensão a algo que antes era “obscuro”, desconhecido, incompreendido. O esclarecimento é o ponto de partida para o desenvolvimento do ser humano, porque quando existe uma dúvida, surge um bloqueio, muitas vezes intransponível. É a mesmo coisa que tentarmos ler um livro a saltar parágrafos só porque queremos chegar àquela parte que já vimos antes ou que sabemos que será mais entusiasmante. Até o podemos fazer, o problema é que a mente fica com um vazio desconhecido e transmitirá, consciente ou inconscientemente, uma sensação de incógnita… algo está a faltar. Quando não compreendemos algo, algo fica a faltar.

8 — AMIZADE
Quando alguém comete um erro, corrige o erro e aconselha-o a melhorar. Essa é a verdadeira amizade.
– Imperador Meiji

Reiki é a energia universal e o Usui Reiki Ryoho é o método que usamos para trabalhar essa energia, que compõe “tudo no Universo”, segundo dizia o Mestre Usui. Para ensinar Reiki e o Usui Reiki Ryoho, precisamos passar pela experiência de vida. E estas são algumas dessas experiências:

  • Autotratamento com disciplina, caso contrário como poderemos ensinar a perseverança?
  • Compreensão do que é a energia e a emanação da mesma, caso contrário como poderemos esclarecer as muitas dúvidas sobre as sensações?
  • Tratamento a outros de forma contínua, num plano terapêutico e numa grande diversidade de casos, caso contrário como poderemos ensinar a aplicar Reiki a outros?
  • Saber escutar, para que possas compreender o ponto de vista do outro, o seu momento de crescimento e necessidade;
  • Saber esvaziar a mente e meditar, para que possas ensinar os outros a encontrar a sua paz interior e o controlo da mente;
  • Compreender os preceitos, para incentivar a verdadeira prática e transformação da consciência.

Reflecte sobre estes pontos e coloca-te no lugar de quem venha ter contigo. O que irias fazer caso alguém te pedisse esclarecimento sobre alguma destas práticas e tu nunca a tivesses realizado?

20 — ÀS VEZES
Aprendiz! Não te esqueças de trabalhar arduamente, em vez de te apressares para o progresso.
– Imperador Meiji

É por isso mesmo que todo o teu trabalho como Mestre de Reiki inicia com o teu primeiro dia do nível 1 e toda a tua experiência, todas as tuas dúvidas e necessidades, serão úteis para o trabalho que irás realizar. Por isso mesmo, em primeiro lugar até terás que te esclarecer a ti mesmo.

31 — CALIGRAFIA
Quer escrevas quer não, os escritos devem ser limpos e fáceis de serem lidos.
– Imperador Meiji

Ensinar Reiki é uma tarefa árdua e de grande responsabilidade, não deve ser encarada com leviandade, tal e qual como aprender Reiki. Grandes são os ensinamentos e as ferramentas que temos em mão, tudo dependerá de nós mesmos.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.