Prana e Reiki, qual a diferença

Os conceitos de Prana e Reiki parecem ser muito semelhantes, mas serão iguais?

Rei靈 significa espirito, espiritual. Ki 氣 é a energia vital, a força vital, que faz parte de tudo, vivo e inanimado, no universo. Prana प्राण é a força vital no universo que todos os seres vivos absorvem através do ar que respiram, é o “sopro de vida”.

Prana

Como funciona a energia Prana e Reiki?

O conceito védico de Prana é que é uma energia absorvida pelos seres vivos, através da respiração. É uma energia disponível em qualquer lugar, está presente no universo, mas é através da respiração que ela entra para os nossos canais subtis, os nadis e depois revitalizará cada parte própria do corpo. As práticas de respiração no Yoga, como o pranayama, servem para equilibrar a energia ou os cinco tipos de prana dentro de nós.

O conceito de Reiki indica que a energia entra pelo chakra da coroa, independentemente de processos de respiração. Mais ainda, Reiki é parte do Universo e como tal, todas as coisas animadas e inanimadas são constituídas por Reiki. Claro que Reiki pode ter uma entrada potenciada pela respiração, é por isso mesmo que praticamos o Joshin Kokyu Ho, no entanto, Reiki está em todas as coisas por si mesmo, como sendo parte da energia constituinte do ser vivo ou do objecto.

Talvez Prana e Reiki sejam a mesma coisa, ou talvez sejam conceitos semelhantes, mas não o mesmo. Isto porque a teoria de corpo energético hindu é bastante diferente da teoria chinesa/japonesa. Uma é constituída por nadis e chakras, a outra por tanden e meridianos.

Então, ao praticar yoga, pensa em prana. Ao praticar Reiki, pensa em Reiki. Nenhum dos conceitos é melhor que o outro, apenas têm formas diferentes de serem trabalhados.

Reiki

1 thought on “Prana e Reiki, qual a diferença”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.